Ver calendário

Programação para 15 de julho

Ação promove entrega voluntária de animais silvestres no Sul de Minas

Animais silvestres, sejam eles criados irregularmente ou de tutores que não têm mais interesse em mantê-los em sua residência, poderão ser entregues voluntariamente, entre 15 e 17/7, na Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas, em Varginha. Os animais poderão ser entregues das 9h às 15h.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Diretoria Regional de Fiscalização do Sul de Minas e apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), pretende também conscientizar a população acerca do cativeiro irregular de animais da fauna silvestre.

Somente serão recebidos animais silvestres, não sendo possível a entrega de animais domésticos e exóticos, tais como: cachorros, gatos, cavalos, canários-belga, entre outros.

Quem cria alguma espécie de animal silvestre sem a devida autorização ou legalização terá a oportunidade de realizar a entrega voluntária, sem aplicação de penalidades. De acordo com a Lei Federal 9.605 de 1998, é crime ambiental “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

Os animais recebidos passarão por avaliação veterinária e serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora para reabilitação e posterior reintegração à natureza.

Denúncias a respeito de animais silvestres sob guarda irregular podem ser feitas no número 155 ou no 181 da Polícia Militar.

Outras informações sobre a entrega voluntário podem ser obtidas pelos telefones: (35) 3229-1935 / 3229-1982 / 3229-1930.

Serviço:

Entrega voluntária de animais silvestres - Sul de Minas

Data: de 15 a 17 de julho

Horário de entrega: 9h às 15h

Local: Sede da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas

Endereço: Avenida Manoel Diniz, 145, Industrial JK - Varginha (MG)

Mais informações: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - (31) 3915-1845 / 184