Ver calendário

Programação para 15 de agosto

“Agosto do Museu” mantém essência das festas folclóricas de Montes Claros

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), mesmo diante da restrição às visitações imposta pela pandemia, preparou, para este mês especial para a história de Montes Claros, o projeto “Agosto do Museu”. Em destaque, figuras folclóricas dos catopés, marujos e caboclinhos nas redes sociais e nas exposições de produções temáticas.

O público poderá acompanhar, por exemplo, postagens diárias alusivas ao folclore regional nas redes sociais do museu (Facebook/Instagram). Além do próprio acervo, o visitante virtual terá acesso às informações sobre religiosidade, danças, cantos, linguagens, expressões e até lendas que são repassadas de pai para filho há mais de um século e meio na cidade.

O visitante poderá interagir com a equipe de mediadores do Museu Regional que responde pelas pesquisas históricas, seleção de imagens e publicação dos dados.

Outra atração é a exposição virtual assinada pelo artista plástico montes-clarense Cleiton Cruz. Intitulada "Dançantes em Agosto", a mostra traz 17 obras inspiradas nos personagens dos festejos folclóricos de Montes Claros. O lançamento oficial da mostra está agendado para 18/8, às 10h, pelas redes sociais do MRNM.

Está prevista, também, a realização da sessão mensal on-line do projeto Leitura no Museu. No dia 27/8, às 19h, a obra em destaque será “Ponciá Vivêncio”, da escritora mineira Conceição Evaristo, referência na literatura afro-brasileira. Para participar, basta acessar este link.

Serviço:

Agosto do Museu – Museu Regional do Norte de Minas
Acesso do público:
Redes sociais do MRNM (Facebook / Instagram)