Ver calendário

Programação para 22 de maio

Belo Horizonte tem semana dedicada à Engenharia Mecânica e à Inovação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), apoia a primeira Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação (Semmap) em Minas Gerais. O evento fica sediado na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 22 e 26 de maio de 2017 (segunda a sexta-feira)

Com o tema “A engenharia mecânica em processos de inovação”, a Semmap surgiu como uma forma de homenagear o professor Marcos Pinotti Barbosa, que é referência na área de inovação e foi um dos mais importantes pesquisadores do Brasil, registrando mais de trinta patentes em produtos tecnológicos.

O evento conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação em engenharia e áreas relacionadas, além de professores, investidores, pesquisadores e profissionais de empresas.

O objetivo é promover e cultivar as relações entre os estudantes, a comunidade científica e os profissionais de mercado, gerando um ambiente propício para a formação de parcerias e, consequentemente, para o desenvolvimento da inovação do setor no estado. A programação da Semana conta com palestras técnicas e institucionais, bate-papo sobre empreendedorismo, minicursos, mesas redondas, além de exposição de trabalhos e iniciativas estudantis.

Esta primeira edição da Semana visa apresentar a engenharia mecânica sob uma perspectiva diferente. A proposta é mostrar que os profissionais desta área podem aplicar seus conhecimentos em setores pouco conhecidos, que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Semmap é um projeto multidisciplinar organizado por estudantes de Engenharia Mecânica da UFMG e pelas empresas júniores da instituição.

SIMI

A Semana ainda traz a celebração dos 10 anos do Sistema Mineiro de Inovação. O Simi é um projeto estratégico da Sedectes de comunicação e divulgação que visa fortalecer o ecossistema mineiro de inovação.

A relação entre o homenageado Marcos Pinotti e o Simi sempre foi muito forte. O professor ajudou a desenvolver o projeto e contribuiu para levar tecnologia e inovação a todos os cantos de Minas Gerais, participando de dois Seminários de Empreendedorismo e Inovação (Siminove) e de diversas outras ações de disseminação do Simi.

Clique aqui para conferir a programação completa e dados complementares.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Sedectes