Ver calendário

Programação para 02 de junho

Carlos Alberto Prates, cineasta mineiro, é relembrado pelo Cinematógrafo, da Rede Minas

  • ícone de compartilhamento

Carlos Alberto Prates foi um dos principais nomes do cinema brasileiro das últimas décadas. No ofício de diretor, imprimiu ambiência própria nas telonas, encontrando seu maior reconhecimento no longa “Cabaret Mineiro”, ponto alto do cinema marginal dos anos 1980, feito em Minas Gerais. Prates morreu na madrugada do último domingo (28/5) no Rio de Janeiro, cidade que elegeu para a vida reclusa dos seus últimos anos. Em homenagem ao diretor, o programa Cinematógrafo, da Rede Minas, resgata episódio que trata de sua vida e obra.

O programa intercala imagens da filmografia de Carlos Alberto com comentários do curador, educador, roteirista e também diretor, Ewerton Belico. Dentre vários aspectos da obra do colega de ofício, Belico destaca a visada mítica que ele lançou sobre o Norte de Minas. Prates nasceu em Montes Claros, terra que inspira outra visão transcendental para a região: a literatura de Guimarães Rosa, com a qual dialogou, quando não adaptou, em roteiros inventivos.

Cinema mineiro, belo-horizontino

Parte central da formação cinematográfica de Carlos Alberto Prates se deu em Belo Horizonte. Ele integrou a segunda geração do Centro de Estudos Cinematográficos, núcleo de pesquisa fundado no início da década de 1950. Prates desceu do Norte de Minas, se alimentou fartamente de referências e ideias contemporâneas e devolveu um olhar mitológico para seu lugar de origem. 

O Cinematógrafo dedicado a Carlos Alberto Prates vai ao ar nesta sexta-feira (2/6), às 20h, pela Rede Minas. O público acompanha também pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Serviço
Cinematógrafo
Data:
 2/6/2023 (sexta-feira)
Horário: 20h
Como sintonizar: redeminas.tv e na plataforma de streaming emcplay.com

A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; e por meio do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.