Ver calendário

Programação para 23 de fevereiro

Centro de Arte Popular – Cemig a apresenta exposição "Fé e Fauna - Artur Pereira"

  • ícone de compartilhamento

O Centro de Arte Popular – Cemig exibe, até o dia 6 de março de 2019, a Exposição “Fé e Fauna – Artur Pereira” em homenagem ao artista, considerado um dos nomes mais relevantes da arte popular brasileira. 
 
Galhadas, caçadas, colunas repletas de pássaros e animais interagindo entre si, estão presentes nas 50 esculturas talhadas em madeira que compõem o acervo da mostra “Fé e Fauna – Artur Pereira”. O conteúdo pode ser visto na Sala de Exposições Temporárias do museu.

O contato com a natureza, desde cedo, fez prevalecer o mundo animal na obra de Artur Pereira, mas o universo religioso também está presente em seu trabalho. Exemplo disso é a presença de inúmeras representações de presépios em suas peças, já que o ambiente onde viveu esteve sempre cercado de manifestações e de construções religiosas.

Altamente valorizada no mercado de arte, a obra de Artur Pereira é, hoje, disputada nos leilões de arte realizados por país. O artista nasceu em 1920 no distrito de Cachoeira do Brumado, pertencente ao município de Mariana, tendo ali vivido até a sua morte (2003). A madeira esteve presente nos vários ofícios que exerceu ao longo de sua vida: lavrador, lenhador, carpinteiro, até se fixar no ramo da escultura. 

A curadoria da exposição leva as assinaturas do colecionador e pesquisador Antônio Carlos Figueiredo e ainda do colecionador Tadeu Bandeira, também diretor da instituição. 

A mostra “Artur Pereira – Fauna e Fé” tem entrada gratuita e fica em exibição até o dia 6 de março de 2019.

Serviço:

Exposição: Artur Pereira – Fauna e Fé 

Período de visitação: até 6 de março de 2019 
Horário: 3ª, 4ª e 6ª - de 10h às 19h | 5ª - de 12h às 21h | Sábados e domingos – de 12h às 19h |
Local: Centro de Arte Popular – Cemig (Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes - BH/MG)
Informações e agendamento de visitas: (31) 3222-3231