Ver calendário

Programação para 21 de junho

Circuito Frutificaminas é destaque na 1ª feira da Banana no município de Delfinópolis

  • ícone de compartilhamento

O município de Delfinópolis, no Território Sudoeste, conhecido por ser um dos maiores produtores de banana do estado, sedia, de 20 a 24 de junho de 2017 (terça a sábado), a 1ª Feira da Banana.

A programação ampla e variada inclui dia de campo, palestras, mesa redonda, agenda de compromisso e feira de negócios, além de atrações culturais, shows, arraial e comidas típicas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é uma das colaboradoras do evento, que ocorre na Avenida Padre Ivo Soares Matos, 814, em frente à escola estadual da cidade. 

Um dos destaques é a realização do Circuito Frutificaminas, na manhã de quarta-feira (21/6), com palestras de especialistas da área, abordando temas como: o manejo da fusariose da bananeira e a saúde do solo em bananicultura.  Uma palestra sobre o Certifica Minas Frutas, programa do governo estadual que propõe a implementação de certificação das propriedades produtoras de frutas, é outro ponto forte da programação. 

Vale ressaltar, ainda, palestra sobre um assunto de grande relevância para os que vivem da atividade de bananicultura: “Opções de manejo da fusariose da bananeira no Brasil: Ações necessárias para prevenção da entrada e mitigação de danos frente a ameaça da raça 4 Tropical”.

Por fim, mais um assunto que deve chamar atenção durante a feira de Delfinópolis: a Indicação Geográfica (IG) em banana, objetivo que tem mobilizado produtores e suas entidades representantes para valorizar os produtos de uma área geográfica, mantendo os padrões locais na identificação da origem delas e dos serviços, por meio das modalidades Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP). A abordagem ocorre a partir de experiências vivenciadas por  associações de produtores.

Produção

A produção mineira de banana é de 772,8 mil toneladas, que representa 11,1% da produção brasileira. O estado ocupa a terceira posição no ranking nacional. A área destinada à cultura é de 48,9 mil hectares. Minas Gerais apresenta produtividade de 17,455 kg/ha, que é  19,8% superior ao rendimento médio nacional (14.567 kg/ha). 

Em 2016, a área total cultivada teve produção de banana prata, prata-anã, banana nanica (caturra) e outras bananas (ouro, da terra, maçã e marmelo). Delfinópolis é o quarto município produtor no Estado, com 46,3 mil toneladas, perdendo somente para Jaíba, Nova Porteirinha e Janaúba. 

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
(31) 3349-8096