Ver calendário

Programação para 22 de março

Copasa promove plantio de árvores para garantir disponibilidade e qualidade hídrica dos cursos d’água

  • ícone de compartilhamento

A Copasa promove, nesta quarta-feira (22/3) - Dia Mundial da Água -, às 10h, em Nova Lima, o plantio de 250 mudas de árvores nativas, no principal sistema produtor de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital mineira. Na oportunidade, 250 crianças da Escola Estadual Josefina Wanderley Azevedo, do distrito de Honório Bicalho, plantarão as árvores no baixo recalque do Sistema Rio das Velhas, para preservar e evitar a erosão do solo às suas margens e o assoreamento do curso d’água.

O plantio das árvores também será feito, simultaneamente, nas margens de rios de 26 cidades do Estado de Minas Gerais. No total serão plantadas cerca de duas mil e duzentas mudas de árvores com o objetivo de preservar os manaciais utilizados para o abastecimento público. 

Além de Nova Lima, a atividade ocorre nas cidades de Betim, Bom Despacho, Campos Gerais, Caratinga, Carmo Rio Claro, Crucilândia, Divinópolis, Esmeraldas, Espera Feliz, Frutal, Iapu, Monte Belo, Montes Claros, Nanuque, Paracatu, Santa Rita do Sapucaí, São Francisco, São Gotardo, São Tiago, Três Corações, Ubá, Varginha e Vespasiano.

O plantio é uma das ações previstas pelo Programa Pró Mananciais da Copasa, que tem em sua concepção a cultura de sustentabilidade, as ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental; a valorização dos saberes e crenças das comunidades; o estímulo à mudança de hábitos e costumes; a ética do cuidado; a construção coletiva do sentimento de pertencimento à microbacia hidrográfica e a responsabilidade compartilhada.

O Pró Mananciais também integra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental do desenvolvimento sustentável, trazendo em seu nome, a ideia da prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a sua nascente, indo além de cumprir as obrigações legais, como uma ferramenta que contribuirá na recuperação e manutenção dos mananciais e no aprimoramento da relação com as comunidades onde a Copasa presta serviço.

Serviço:

Data: 22 de março de 2017 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Baixo recalque do Sistema Rio das Velhas – Estrada da Copasa, Km 27, bairro Bela Fama, Nova Lima - https://goo.gl/bORXc3


Outras informações:
Assessoria de Imprensa Copasa 
(31) 3250-1069 - (31) 9 9629-3609