Ver calendário

Programação para 29 de julho

Cursos do Cefart sobre a representação da mulher na arte e técnicas em gravura têm inscrições abertas

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) promove, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), dois cursos gratuitos em agosto, “A Iconografia da Mulher na História da Arte” e “Produção e Reprodução de Imagens para a Educação: Gravuras”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29/7, por formulário online disponível no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br).

As atividades abordam diferentes temáticas e propostas do estudo das artes visuais e que podem ser aplicados tanto na sala de aula, ampliando a percepção de professores e alunos a respeito das múltiplas linguagens artísticas, quanto no entendimento da representação do feminino com o passar do tempo. Outras informações sobre matrícula e critérios básicos para participação nos cursos constam no edital publicado no site da fundação.

O curso “A Iconografia da Mulher na História da Arte” é uma atividade que analisa imagens de mulheres na história da arte em seus aspectos visuais e conceituais, relacionando obras de arte com questões ideológicas da sociedade e suas diversas frentes de pensamento, além de estimular os participantes a reconhecer padrões e costumes que criam modismos, renovação e novas identidades.

As aulas serão sempre às terças-feiras, das 11h30 às 13h30. As aulas serão ministradas na Sala 2 do Cefart, nos dias 6, 13, 20 e 27/8. As inscrições podem ser realizadas diretamente no site da Fundação Clóvis Salgado, por meio de preenchimento de formulário online (https://forms.gle/mwpJHRMyjsgLg2CbA).

Já o curso “Produção e Reprodução de Imagens para a Educação: Gravuras” apresenta conteúdos e práticas relacionadas à técnica da gravura que possam contribuir para o ensino e aprendizagem em sala de aula. Voltado para professores, estudantes de Pedagogia e licenciaturas, o curso passa pela introdução às características da gravura, suas técnicas, como xilogravura, calcogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia.

A atividade também contempla experimentações de técnicas de produção e reprodução de imagens para uso em sala de aula. O ensino da gravura e de outras formas de expressão, tanto na pintura quanto no desenho e adequação aos diversos públicos, possibilidades e limitações de cada técnica fazem parte da proposta didática.

“Produção e Reprodução de Imagens para a Educação: Gravuras” será ministrado às quintas-feiras, das 9h às 11h30. As aulas também serão ministradas na Sala 2 do Cefart, nos dias 8, 15, 22 e 29/8. Interessados em participar do curso podem se inscrever diretamente por meio de preenchimento de formulário online disponível no site da FCS: (https://forms.gle/mwpJHRMyjsgLg2CbA).

Serviço:

Cursos de extensão do Cefart

Período de inscrições: 22 a 29/7

 

•             Iconografia da mulher na História da Arte e Produção

Inscrições: https://forms.gle/mwpJHRMyjsgLg2CbA

Período de realização: 6/8, 13/8, 20/8 e 27/8

 

•             Reprodução de Imagens para a Educação: Gravuras

Inscrições: https://forms.gle/mwpJHRMyjsgLg2CbA

Período de realização: 8/8, 15/8, 22/8 e 29/8

 

Local: Palácio das Artes | Sala 2 do Cefart

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro

Informações para o público: (31) 3236-7400