Ver calendário

Programação para 09 de novembro

Defensoria Pública e Arquidiocese de BH organizam ações sociais para o II Dia Mundial dos Pobres

  • ícone de compartilhamento

Diversos serviços estão sendo oferecidos pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) em solidariedade ao II Dia Mundial dos Pobres. Além das cidades de Nova Lima e Bonfim, que já receberam o evento, as próximas ações são para Pedro Leopoldo (7/11), Ibirité (9/11), Belo Horizonte (13/11) e Betim (22/11).

O mutirão é resultado de parceria firmada entre a DPMG e a Arquidiocese de Belo Horizonte, em favor dos necessitados e do aprimoramento do atendimento ao cidadão hipossuficiente.

Nos dias previstos, a Defensoria Pública realiza mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais voltadas ao acesso à cidadania. Em conjunto, também serão arrecadadas doações de roupas e alimentos, que serão distribuídos nos dias dos eventos.


Mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais

Pedro Leopoldo – As atividades ocorrem na quarta-feira (7/11), das 9h às 13h, na sede do CRAS de Pedro Leopoldo, situada na rua Pergentino Souza Santos, 320, bairro Teotônio Batista de Freitas.

Ibirité – Recebe o mutirão na sexta-feira (9/11), das 8h às 18h, na sede da Paróquia Nossa Senhora das Graças, rua Hilário Ferreira de Freitas, 166, Centro.

Belo HorizonteNa terça-feira (13/11), das 9h às 13h, o mutirão ocorre na Serraria Souza Pinto, avenida Assis Chateaubriand, 899, no Centro. Até o dia 12 de novembro (segunda-feira), Defensoria Pública e a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida estarão recebendo roupas em campanha solidária para pessoas em situação de rua.

Betim – O mutirão ocorre na sexta-feira (22/11), das 9h às 16h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, nº 122, Centro. Outras atividades serão desenvolvidas entre os dias 18 e 23/11.
 

Clique aqui para acessar a programação e os endereços de entrega das doações.


Dia mundial dos pobres

A data foi instituída pelo líder da Igreja Católica e está sendo celebrada, pela segunda vez neste ano, nos meses de outubro e novembro. 

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Otacílio, que está à frente da organização do evento na região, também reforça a importância da ação social. “Quando nós nos empenhamos em favor dos pobres, nós nos revitalizamos e nos revigoramos”, diz.

DPMG

A iniciativa corresponde à missão da Defensoria Pública em promover os direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

Consagrada como um dos pilares do Estado Democrático de Direito brasileiro pela Constituição Federal de 1988, a Defensoria Pública é importante ator político na elaboração de ações estratégicas para a democratização do acesso ao sistema de justiça. São seus papéis: a redução das desigualdades sociais e a defesa de direitos e garantias individuais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Outras informações
Assessoria de Comunicação da DPMG
(31) 3526-0510/ 0513 / 0514