Ver calendário

Programação para 23 de maio

Defesa Civil Estadual capacita agentes multiplicadores para minimização de desastres

Com o objetivo de qualificar profissionais que trabalham com a prevenção e aprimorar os conhecimentos sobre ações de preparação para desastres, bem como medidas de respostas emergenciais, começa, nesta terça-feira (23/5), a capacitação “Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas”.

A capacitação tem a duração de três dias e contempla aulas sobre: Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil, Instalação e Operacionalização da COMPDEC, Mapeamento da Área de Risco, Introdução à Ciência das Mudanças Climáticas (Feam), Mudanças Climáticas: Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação (Feam), Plano Estadual de Combate à Dengue (SES-MG), Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas (IEF), Abrigo Temporário, Gestão e Operacionalização, Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme, Instrução Normativa nº 02/16, Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID), Transferência de Recursos do Governo Federal: Gestão e Utilização do Cartão da Defesa Civil.

O evento é realizado pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), tendo como parceria a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A capacitação acontece no Território Metropolitano, mais precisamente no Auditório da PUC MINAS Contagem.

A preparação faz parte das ações de prevenção a desastres e são gerenciadas pela Escola Permanente de Defesa Civil, que visa capacitar agentes de Defesa Civil para atuação nos municípios mineiros, tanto em ações preventivas, quanto em medidas de enfrentamento a adversidades causadas pelas chuvas ou pela seca.

A capacitação está alinhada ao Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, atende ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, em âmbito de Minas Gerais. A meta do MMR é aumentar a resiliência dos municípios mineiros aos desastres.

Outras informações:
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec)