Ver calendário

Programação para 21 de abril

Exposição “Bordado Reinventado” reúne trabalhos de mulheres de diversos territórios

Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o apoio do Sebrae MG, a exposição "Bordado Reinventado" apresenta a arte dos bordados, com cortes de tecidos, linhas e agulhas entrelaçados por meio de variadas técnicas, como o ponto cruz, sombra, richelieu, crochê, matiz, ponto paris, ponto cheio, crivo e tantos outros.

O acervo com 100 obras de mulheres de comunidades e núcleos artíticos de diversos Territórios de Desenvolvimento pode ser visitado, com entrada gratuita, até o dia 28 de abril de 2017 (sexta-feira). Entre as raridades apresentadas, destaque para peças íntimas da década de 1950 bordadas à mão, pertencentes à família Bias Fortes. Bordados baseados na obra de Guimarães Rosa, feitos pelas bordadeiras Estrelas do Sertão, da cidade de Cordisburgo, também servem de chamariz

O Noroeste de Minas está representado pela Central Veredas, que agrega municípios como Bonfinópolis, Riachinho, Serra das Araras (distrito de Chapada Gaúcha) e Sagarana (distrito de Arinos). O resgate feito pelas gerações atuais, que continuam transformando fios em arte, também estará representado. Complementam a mostra trabalhos de mulheres oriundas de comunidades e núcleos artísticos, como o Centro de Art-Bordados de Esmeraldas, Associação Artesãs de Turmalina, Bordados da Barra no Município de Serro, Estrelas do Sertão de Cordisburgo, Associação Barralonguense de Bordadeiras e Artesãos de Lagoa Dourada, além do projeto Vila Mariquinhas em Belo Horizonte.

Obras de arte popular também constam na mostra Mini Mundo, do artista Willi de Carvalho. A exposição fica em cartaz até 30 de março, entre 9h e 18h, na Galeria do Sebrae Minas, localizada na Avenida Barão Homem de Melo, n° 329, Nova Granada, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Sobre o Centro de Arte Popular - Cemig

Trata-se de um espaço privilegiado de divulgação da riqueza e diversidade da cultura popular mineira, com um acervo que conduz o visitante ao mundo do imaginário de diferentes artistas. Por meio das obras, o público é conectado às origens, histórias e crenças de um povo que traz nas mãos um sincretismo cultural próprio, o brasileiro.

Programação completa

Exposição 'Bordado Reinventado'
Data: até o dia 28 de abril de 2017 (sexta-feira)
Local: Centro de Arte Popular – Cemig (Rua Gonçalves Dias, 1608, Funcionários - Belo Horizonte/MG)