Ver calendário

Programação para 25 de setembro

FCS abre cursos gratuitos na Escola de Tecnologia da Cena

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) promove dois cursos gratuitos da Escola de Tecnologia da Cena. As atividades do programa Escrita poética da Luz, “A iluminação no áudio visual” e “Introdução à Direção de Arte” terão suas inscrições abertas entre dia 18 e 25/9, por meio do site www.fcs.mg.gov.br. Serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para cada uma das atividades.

Escrita Poética da Luz

A Iluminação no Audiovisual abordará os atributos básicos através de experiências poéticas práticas, para que o estudante compreenda as diferenças entre a sensibilidade e as respostas de olho humano e da câmera. Os estudantes serão iniciados em processos práticos e teóricos da iluminação cênica, com suas ferramentas, procedimentos e técnicas, como ângulo, seletividade, intensidade, cor, temperatura, dureza e dinâmica de variação. A atividade será ministrada pelo professor e coordenador do Escola de Tecnologia da Cena, Geraldo Octaviano.

Com a proposta de apresentar aos alunos noções panorâmicas sobre as atribuições e o papel desempenhado pela direção de arte em produções audiovisuais, com foco para o cinema, o curso “Introdução à Direção de Arte” aborda conceitos específicos, como a cor e a textura; métodos conceitos e formas, desde a ideia à execução; transcrição do roteiro para a imagem fílmica; leitura semiológica; fruição e experimentação à nível teórico-prático dos elementos que compõem a direção de arte em audiovisual; e sua relação com as demais linguagens artísticas. A atividade será ministrada pela professora da Escola de Tecnologia da Cena, Thálita Motta.

Serviço:

Programa Escrita Poética da Luz – “A Iluminação no Audiovisual” e “Introdução à Direção de Arte” | Curso de Extensão da Escola de Tecnologia da Cena

Local: Cefart | Av. Afonso Pena, 1.537, Centro – Belo Horizonte - MG

 

“A Iluminação no Audiovisual”

Período: 30/10 e 7, 14, 21 e 28/10

Horário: das 9h às 13h

 

“Introdução à Direção de Arte”

Período: 30/9 e 7, 14, 21 e 28/10

Horário: 9h às 13h

 

Atividades gratuitas

Inscrições: entre 18 e 25/9, pelo link clicando aqui

Informações para o público: (31) 3236-7400