Ver calendário

Programação para 19 de setembro

Funed é convidada para roda de conversa sobre museu de ciência

“Museus por dentro, por dentro dos museus” é o tema da “13ª Primavera de Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e pauta de evento que acontece no dia 19/9, às 19h30, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Uma das convidadas para a roda de conversa é a curadora e coordenadora do programa de divulgação científica “Ciência em Movimento”, da Fundação Ezequiel Dias, Giselle Cotta.

A ideia é que os convidados possam contar ao público como é um museu de ciência por dentro, a história, a proposta museográfica, os projetos e os desafios de ser um museu de ciência. A curadora, Gisele Cotta, irá apresentar o processo de construção do Programa Ciência em Movimento e de curadoria das exposições para a difusão do conhecimento científico. Gisele ressalta que já foram visitadas mais de cem cidades em Minas Gerais, que só foi possível devido ao trabalho de bastidores das equipes, “fazer toda a logística não é fácil, montar e estruturar as exposições é um desafio”.

São várias as inspirações da equipe, segundo a curadora, desde a beleza das formas dos animais peçonhentos, seu comportamento, ao trabalho do cientista Vital Brazil, que é uma referência para a divulgação científica. “Ao final de nosso processo de criação, é importante ter um produto que se relacione bem com o público, com apelo estético e científico”, finaliza.

Além da Funed, irão participar da roda de conversa o Espaço UFMG do Conhecimento, o Museu Itinerante Ponto UFMG de Ciência e Tecnologia, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG.