Ver calendário

Programação para 24 de maio

Minas Gerais recebe especialistas do Brasil e do exterior durante Fórum Políticas Culturais em Debate

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais sedia, entre os dias 24 e 27 de maio de 2017 (sábado a terça-feira), no Circuito Liberdade, o Fórum Políticas Culturais em Debate. Esta é a primeira vez que o evento acontece fora da Europa. Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC); o Sesc em Minas; o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, o fórum reúne, na capital, especialistas renomados do Brasil e da França, envolvidos em inúmeras mesas-redondas e grupos de trabalho.

Ao final dos quatro dias do evento, a criação de uma plataforma será anunciada, em sintonia com a meta de contribuir para a estruturação e continuidade das políticas culturais públicas e privadas no Brasil, bem como seus desafios e rumos na atualidade e nas próximas décadas.

Entre os especialistas que chegam da França, constam Jean-Pierre Saez, diretor do Observatório de Políticas Culturais (Grenoble); Lionel Arnaud, professor de sociologia na Universidade Paul Sabatier (Toulouse 3); o economista e professor da Universidade de Angers (França), Dominique Sagot-Duvauroux.

Na comitiva que representa o Ministério da Cultura e da Comunicação francês estarão presentes ainda Bertrand Munin, subdiretor da difusão artística e dos públicos na Direção Geral da Criação Artística (DGCA); o pesquisador em socioeconomia da cultura Jean-Michel Guy. Katherine Watson (Canadá, Finlândia), Diretora da Fundação Cultural Europeia (ECF), é outro dos inúmeros destaques. Igualmente notável é a lista de nomes brasileiros, que exibe, entre outros especialistas, o ensaísta Francisco Bosco; Teixeira Coelho, professor titular da Universidade de São Paulo; Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura; Isaura Botelho, doutora em Ação Cultural pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

O Fórum foi concebido como um espaço para o diálogo entre diversos profissionais da área da cultura, bem como de outras áreas do saber, para a construção de uma plataforma internacional colaborativa, com espaços de reflexão, de formação e propostas de consultoria a agentes culturais públicos e privados.

Toda a programação é gratuita e as vagas, limitadas, estão esgotadas. A organização garante, também, a transmissão de todo o evento via internet. A programação completa pode ser consultada em www.forumpoliticasculturais.mg.gov.br.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)
asscom@cultura.mg.gov.br / (31) 3915 2692 / 2655