Ver calendário

Programação para 12 de julho

Palácio das Artes exibe "Curta no Almoço" no Cine Humberto Mauro

  • ícone de compartilhamento

Nesta sexta-feira (12/7), o Palácio das Artes dá continuidade ao programa Curta no Almoço, às 13h15. Com entrada gratuita, serão exibidos os curtas-metragens La Disco Resplandece, dirigido por Chema García Ibarra, coprodução espanhola e turca, participante da Mostra Competitiva Internacional e o curta Vando Vulgo Vedita, de Andréia Pires e Leonardo Mouramateus, que participou da Competitiva Brasileira. Ambos os filmes foram exibidos na 19º FESTCURTASBH, realizada em 2017 e olham para um grupo de jovens e suas relações culturais e corporais com os espaços onde vivem.

Um dos objetivos do evento – realizado sempre às sextas-feiras – é oferecer uma programação gratuita em um horário alternativo, buscando atrair o público do entorno do Palácio das Artes. Além disso, busca fidelizar um público que pode se interessar pelo curta-metragem e prestigiar a 21° FestcurtasBH, a ser realizada em agosto de 2019.

Um Corpo Feminino, de Thais Fernandes (Rio Grande do Sul, 2018) | 20’

Quando nomeamos uma coisa, ela perde ou ganha sentido? Um Corpo Feminino propõe um jogo aparentemente simples: pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de algo que em teoria as unifica. Parte de um projeto transmídia, o filme é a porta de entrada para uma narrativa que possui muitos pontos de vista e nenhuma resposta certa.

Ingrid, de Maick Hander (Belo Horizonte, 2016) | 6’

Ingrid Leão, uma mulher trans, é registrada a partir da montagem que une as reflexões da personagem a imagens de seu corpo. Enquanto ouvimos seu texto autobiográfico, assistimos ao experimentalismo visual nas imagens, a respeitosa e ao mesmo tempo próxima observação de seus recantos e texturas: a atenção a sua pele, poros, cabelo, respiração e mínimos movimentos. O cubismo do corpo partido pela investigação do cinema, reunido aos poucos: a partir dos fragmentos, Ingrid vai se tornando inteira.

Serviço:

Curta no Almoço

Data/horário: 12/7 (sexta-feira), às 13h15

Duração: 40 minutos

Classificação: 16 anos

Local: Cine Humberto Mauro | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte (MG)