Ver calendário

Programação para 25 de setembro

Unimontes aborda vida no sertão mineiro na 14ª Primavera dos Museus

O Museu Regional do Norte de Minas, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participa da 14ª Primavera de Museus, que é realizada simultaneamente em vários estados, com atividades até 25/9. A programação será virtual e pode ser conferida gratuitamente nas redes sociais oficiais do MRNM: Facebook e Instagram.

O tema central em 2020, "Mundo Digital: Museus em Transformação", dialoga com o momento de isolamento social devido à pandemia.

Nesta terça-feira (22/9), às 20h, o museu lança a exposição virtual "Um olhar sobre o Sertão Norte-Mineiro" de Jorge Braga, que retrata a vida simples do sertanejo. O artista do Vale do Jequitinhonha trabalha com peças descartadas em sua oficina de manutenção em materiais elétricos, combinando metal, couro, madeira e elementos regionais para produzir objetos como carro de boi em miniatura, tonéis, facas, adagas e machadinhas.

Amor e memória

O documentário “Com Amor”, produzido pela fotógrafa e filmmaker Raica Duarte, será o destaque da quarta-feira (23/9). Com exibição às 20h, o trabalho audiovisual conta a história de Dona Vitalina Mota, responsável pela preservação da memória de sua família, em Claro das Poções. Na quinta (24/9) e na sexta-feira (25/9), o museu propõe um debate virtual com o tema "Reflexões sobre Museus, Artes e História em tempos de Pandemia".