Minas On-line
Governo do Estado de Minas Gerais

Agência Minas - Notícias do Governo do Estado de Minas Gerais

Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste


Transcrição da entrevista do arquiteto Oscar Niemeyer após encontro com o governador Aécio Neves

24/11 - 00:00

Assunto: Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, Eleições 2010 e recuperação da cirurgia

O senhor já está melhor?

Já estou melhor. Já estou no escritório.

Está trabalhando normalmente?

Fiquei quase um mês no hospital. É horrível, mas agora está tudo bem.

E de volta ao trabalho já.

De volta. Faz falta. É aqui que eu trabalho, recebo os amigos, os companheiros de trabalho, os que me visitam.

O senhor está trabalhando quantas horas por dia?

Venho para o escritório, 10 horas, depois vou descansar um pouco.

Preparado para o aniversário?

Ninguém na minha idade comemora aniversário. É bom lembrar o passado, as coisas boas, por exemplo, Pampulha, aquele começo; os velhos amigos, companheiros; a luta política, a defesa do petróleo. A gente tem uma história grande para lembrar com prazer.

O senhor está recebendo a visita do governador. O senhor fez elogios a ele, semana passada.

Eu estou espantando. Ele está tocando com tanto critério essa obra (Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais). É uma obra grande que está caminhando, fantástico. Compreendeu a importância da obra. Se ele não tivesse tomado providência de fazer essa condução, um governador mais tímido estivesse envolvido nisso - cobrir os terrenos com as secretarias -, nada de novo aconteceria nem em uma passagem por Belo Horizonte ou qualquer outro lugar.

Como o senhor está vendo o cenário político para o ano que vem?

No momento, o povo brasileiro tem razões para ser otimista. O governo, o Lula é um operário, é um sujeito ao lado do povo, compreende os problemas da América Latina, que outros vinham antecipando, feito o Fidel, Chavez, Morales. De modo que compreende que a América Latina tem que ser protegida da onda do capitalismo, que a gente não sabe para onde quer ir.

E o que o senhor espera da eleição que vem aí?

Eu acho que ele vai ter influência muita. Ainda acho que o nosso governador, aqui do lado, é um candidato forte.

Melhor que o Serra?

Não quero comparar. Mas acho que ele é importante, que ele compreendeu esse exemplo que ele dá, com essa condição lá, de capacidade de compreender o problema, é formidável.

SEGOV|
Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Verde - Funcionários - BH - MG  Todos os direitos reservados.
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades