Minas por Região
Infraestrutura

16h50min - 25 de Fevereiro de 2008 Atualizado em 03h07min - 30 de Junho de 2013

Obras do Centro Administrativo do Estado estão adiantadas

As obras do Centro Administrativo na área do antigo Hipódromo Serra Verde, na região Norte da capital, já estão na fase de fundação. O empreendimento do Estado que vai abrigar a sede do Governo de Minas Gerais, as secretarias e diversos órgãos da administração estadual.

BELO HORIZONTE (25/02/08) – As obras do Centro Administrativo na área do antigo Hipódromo Serra Verde, na região Norte, já estão na fase de fundação. O empreendimento do Governo de Minas que vai abrigar a sede do Governo, as secretarias e diversos órgãos da administração estadual.

As obras de terraplenagem das plataformas prediais já estão concluídas e boa parte das obras de fundação está em fase final ou em pleno andamento, tornando possível distinguir os locais onde serão erguidos os prédios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

As fundações do centro de convivência, edificação que vai abrigar agências bancárias, restaurantes e lanchonetes, e o auditório, com capacidade para 540 lugares, serão concluídas na próxima semana. A próxima etapa será a construção de blocos e cintas para a fundação superficial das estruturas. Também já está sendo executada a drenagem da área. Mais de dois quilômetros de redes foram implantados no antigo terreno do Hipódromo Serra Verde.

Cerca de 600 pessoas trabalham no local, que mobiliza atualmente 100 equipamentos e veículos de portes variados como caminhões, escavadeiras e betoneiras. “Quando atingirmos o pico em termos de movimentação teremos quatro mil funcionários e mil máquinas no canteiro de obra”, afirma o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Borges da Costa Filho.

Com investimentos de cerca de R$ 948,7 milhões, as obras do Centro Administrativo foram divididas em três lotes. Além dos serviços de infra-estrutura (terraplenagem, drenagem, pavimentação etc.), o consórcio formado por Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Santa Bárbara, responsável pelo Lote 1, construirá ainda o Sede do Governo, o Auditório e a Praça Cívica.

O lote 2, a cargo do consórcio composto pelas empresas Norberto Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão, construirá um dos prédios de secretarias. O último lote, vencido pelas construtoras Andrade Gutierrez, Via Engenharia e Barbosa Mello, compreende o outro prédio de secretarias e o centro de convivência. Por dia, devem circular pelo conjunto aproximadamente 26 mil pessoas, sendo 16 mil funcionários e servidores.

A obra do Centro Administrativo integra um elenco de ações do Governo de Minas em favor do desenvolvimento do chamado Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que inclui a transformação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) em Aeroporto Industrial e a construção da Linha Verde. As obras da Linha Verde já estão em fase adiantada, tendo sido concluídas a duplicação da MG-010 e o boulevard Arrudas, além de viadutos e obras de arte na avenida Cristiano Machado.

Mapa do site

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato