32ª Feira Nacional de Artesanato começa em BH

Expominas reúne artesãos de todo o país em 620 estandes, promovendo dezenas de atrações musicais, além de dança e folclore 

  • ícone de compartilhamento

Começa nesta terça-feira (7/12) e segue até o domingo (12/12) a tradicional Feira Nacional de Artesanato. Com o tema  “Rotas do Brasil”, a 32ª edição da FNA acontece no Expominas, em BH, e chega repleta de novidades. O tradicional evento, considerado um dos maiores de arte popular do Brasil, reúne artesãos de todo o país e atrações que vão surpreender o público.

Contemplando uma área total de mais de 700 metros quadrados, o espaço apresenta o artesanato mineiro, que ganhou destaque no evento por meio da Diretoria de Artesanato, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério da Economia e apoio do Sebrae MG.

A equipe da Diretoria de Artesanato da Sede estará presente em todos os dias evento, realizando o cadastramento para emissão da Carteira Nacional de Artesão para o processo de formalização da atividade.

Atrações 

Ao mostrar o Brasil feito à mão, o evento tem 620 estandes e deve atrair um  público de 100 mil pessoas. Além disso,  apresenta a volta de shows e atrações artísticas e culturais suspensas na edição de 2020 em prevenção à covid-19. Neste ano, são cerca de 30 atrações de música e dança, além de cortejos folclóricos que percorrem todo o espaço da exposição.

A Feira Nacional de Artesanato é uma realização do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), ONG promotora do evento e braço do Mãos de Minas, que é a maior central de cooperativas de artesãos do estado. E que, por mais de três décadas, tem ajudado a valorizar histórias de dedicação e luta de artistas que buscam manter vivas a cultura, a tradição e a história de Minas e do país.

Brasil de Norte a Sul

O Brasil de Norte a Sul, espaço do Ministério do Turismo, vai levar as belezas naturais e pontos turísticos do país. A diversidade cultural e a criatividade do artesanato brasileiro também estarão representadas na área da Confederação Brasileira de Artesanato, que trará obras de 11 estados. Mais uma vez, parte do pavilhão será destinado à mostra de trabalhos de povos indígenas de 15 etnias. Já estão confirmadas as presenças de representantes de tribos Pataxó, da Bahia e de São Paulo; Umutina e Mehinako, ambos de Mato Grosso; Kariri-xocó, de São Paulo e Fulni-ô, de Pernambuco. 

Oficinas gratuitas

O público poderá conferir uma área com artesãos selecionados de todo o Brasil e participar de oficinas diárias gratuitas de artesanato com mestres que vão falar sobre o fazer artesanal e demonstrar técnicas. O ambiente é assinado pelo Sebrae nacional e pelo Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). 

Feira virtual

A Feira Virtual também retorna nesta edição, mais incrementada. Por meio de uma plataforma inovadora e interativa que apresenta imagens em 360º do stand, internautas de qualquer parte do Brasil e do mundo poderão fazer um tour pelo evento, conhecer a história do artesão, ver o catálogo de produtos, entrar em contato com os expositores e fazer os pedidos. O conteúdo será apresentado também em inglês para atender compradores internacionais. A versão virtual ficará disponível até novembro de 2022, transformando a FNA em um evento 365 dias.

Serviço:
32ª edição da Feira Nacional de Artesanato


Data: 7 a 12/12/2021 (terça-feira a domingo)

Local: Expominas - Avenida Amazonas, 6000 - bairro Gameleira - Belo Horizonte

Horários: de terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 21h, com entrada até às 20h;

Ingressos: R$20 (para qualquer dia do evento); maiores de 60 e menores de 12 anos – entrada gratuita.
 



Últimas