Aberto processo para certificação do Observatório do Turismo

Interessados em ingressar na rede de pesquisa devem enviar documentação até 31/3

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) realiza, ao longo deste mês de março, o processo de certificação para o Observatório do Turismo de Minas Gerais. As novas instituições que desejam fazer parte da rede de pesquisa devem enviar os documentos até o dia 31/3. O observatório tem como principal finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo no estado por meio de pesquisas, dados e elaboração de indicadores.

Podem participar instituições públicas, privadas e da sociedade civil que colaboram com o desenvolvimento da atividade turística, a partir de realização periódica de estudos e pesquisas relacionados ao turismo no estado.

Para entrada na rede, é necessário enviar solicitação para o e-mail observatorioturismo@secult.mg.gov.br com os documentos especificados no Decreto e Regimento Interno do observatório. A lista completa pode ser conferida neste link.

Monitoramento

O Observatório do Turismo de Minas Gerais tem como objetivo o monitoramento em rede da atividade turística no estado, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo. Sua coordenação fica a cargo da Secult.

Pelo Observatório já foram publicados diversos estudos, pesquisas, boletins e artigos acadêmicos, entre outros conteúdos. Entre eles está o estudo sobre o perfil do usuário do Circuito Liberdade e qualidade da infraestrutura e serviços prestados pelos espaços; a pesquisa de demanda sobre os turistas; o manual de metodologias de pesquisa em turismo; o boletim anual sobre o fluxo de passageiros e aeronaves nos aeroportos mineiros e sobre a atuação das mulheres no turismo; e pesquisas sobre público e mercado em eventos de grande relevância no estado, como Copa do Mundo, Carnaval, Expozebu e Salão Nacional do Turismo.

São exemplos de instituições que já fazem parte do observatório a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Sebrae-MG; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG); Belotur; Prefeitura de Juiz de Fora; e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG).



Últimas