Ação conjunta leva apoio técnico a idosos e população economicamente vulnerável

Sedese e Universidade Federal de Viçosa atuam em parceria para minimizar efeitos da Covid-19

  • ícone de compartilhamento

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) se uniram para levar apoio técnico aos municípios mineiros para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 entre o público idoso e população vulnerável. proposta é reunir um contingente de profissionais e voluntários para enfrentar os desafios, em formato de rede de apoio.

Por meio da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Idosa (Cepid), da Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese e do corpo técnico da universidade, foram elaborados documentos orientadores para os gestores municipais para garantir a criação da Rede de Apoio à Pessoa Idosa e da Rede de Solidariedade.

A primeira busca minimizar os efeitos da Covid-19 para a população idosa, por meio da assistência qualificada, de forma física e remota, observando todas as medidas de segurança.

Já a Rede de Solidariedade vai assegurar o atendimento a esse público que se encontra em situação de vulnerabilidade econômica, com a arrecadação e distribuição de donativos. Hoje, com as medidas de distanciamento social, muitos idosos se deparam com dificuldades para manter cuidados básicos, como alimentação e aquisição de materiais de higiene pessoal e para limpeza.

Com a parceria, a ideia é que estes instrumentos sejam disponibilizados para os municípios como forma de apoio aos gestores e servidores públicos municipais para, voluntariamente, implantarem os planos emergenciais para minimizar os impactos causados pela Covid-19.

Estes documentos podem ser adaptados à realidade de cada município e buscam estimular a ação coordenada pelo poder público e apoiada por uma rede de voluntários e parceiros, de modo a garantir a segurança de todos os envolvidos e assegurar que todas as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam atendidas.

Além da disponibilização dos documentos orientadores, especialistas da UFV, nas áreas de gestão e políticas públicas, envelhecimento e saúde, fornecerão suporte técnico aos municípios mineiros interessados, por meio do e-mail atendimento.municipiosmg@gmail.com. Eles vão disponibilizar, ainda, materiais sobre Direitos Humanos (como áudios, vídeos e textos), por meio do Portal SER-DH.

Os idosos estão suscetíveis a apresentar problemas mais graves após a contaminação pela doença, especialmente aqueles com 80 anos ou mais, em geral já acometidos por outras enfermidades. Estima-se que, atualmente, no estado, 438.860 pessoas idosas vivam sozinhas e dependam da colaboração da família, de amigos e de vizinhos para manter o distanciamento social, como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Acesse o Informativo aos municípios para execução da Rede de Apoio à Pessoa Idosa e da Rede de Solidariedade e também o documento com os canais de comunicação para servidores e voluntários das Redes.



Últimas