Ação preventiva orienta sobre segurança no trânsito e riscos do uso abusivo de álcool

Estratégia foi coordenada e desenvolvida pela Sejusp em parceria com seis instituições; abordagem foi realizada no centro de BH

Uma ação preventiva de Carnaval foi realizada nesta sexta-feira (21/2), na Praça Sete, em Belo Horizonte, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com outras seis instituições. A iniciativa teve o intuito de orientar os cidadãos — que vão para outras cidades ou dirigir na capital — com dicas sobre direção segura, e também alertar para os perigos da mistura álcool e direção.

A responsável pela Coordenação Integrada de Segurança no Trânsito da Sejusp, Christianne Marcolino, explica que um dos objetivos do setor é estar sempre à frente dos acontecimentos e trabalhar com a prevenção. Segundo ela, a atuação no centro da capital buscou "fazer uma conscientização com a população e ter um índice de acidentes reduzido no feriado. A gente percebe que, sempre após as ações educativas, o número de ocorrências no trânsito apresenta uma redução significativa. Portanto, vale a pena promover dinâmicas deste tipo”, ressalta Christianne.

Os profissionais empenhados nas atividades repassaram informações aos cidadãos que passavam pelo centro sobre temas como: os perigos da mistura álcool e direção; a importância da manutenção do veículo; direção segura; uso do cinto de segurança; respeito aos limites de velocidade; e uso de celular enquanto se dirige.

A ação contou com a participação da Transitolândia – que usa técnicas de teatro amador, dança, música e jogos para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância do seu comportamento para o bem-estar do trânsito; da banda da Guarda Municipal e também contou com a entrega de diversos materiais informativos com dicas de segurança distribuídos pelas instituições parcerias participantes.

Participaram da ação representantes da Polícia Militar, Detran-MG, Guarda Municipal, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e empresa Bem Protege.