Ações de fortalecimento da Ouvidoria, em um ano, aproximam cidadão e Estado

Entre outros destaques, instituição ampliou canais de atendimento e criou quatro novas ouvidorias especializadas

imagem de destaque
Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a 15ª edição da Ouvidoria Móvel
  • ícone de compartilhamento

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG) vai fechar 2019 com 17 ações da Ouvidoria Móvel realizadas. Até outubro, foram registradas 63.859 mil manifestações, o que faz prever um aumento de cerca de 40% nos atendimentos até o final de dezembro, já que em 2018 foram 53.144, em 13 municípios.

De acordo com a ouvidora-geral de Minas Gerais, Simone Deoud, o crescimento é resultado do trabalho de fortalecimento do órgão, desenvolvido sob as diretrizes do governador Romeu Zema.

“Os percentuais apresentados estão relacionados às ações que desenvolvemos, como a criação do selo da OGE, estratégia para dar visibilidade e tornar o órgão mais conhecido. O Canal Anticorrupção, para receber denúncias de atos ilícitos, agora é uma Ouvidoria Especializada de Prevenção e Combate à Corrupção, pois sabemos que estes atos lesam o erário e comprometem a qualidade dos serviços ofertados à população. Em outubro, mais quatro Ouvidorias Especializadas foram criadas, para ampliarmos ainda mais a participação da população. Todas estas iniciativas convergem para os valores defendidos pela gestão, de comprometimento, transparência, ética, integridade com os gastos públicos, e respeito com o cidadão, pagador de impostos, foco principal de um governo”, explica.

A intensificação das ações da Ouvidoria Móvel é importante fator para o aumento dos números de denúncias. Nesta quarta-feira (20/11), por exemplo, Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a 15ª edição. Os atendimentos foram coordenados pela ouvidora especializada de Saúde, Thamiris Aguiar Maciel. Sua equipe registrou, além das manifestações da área específica, elogios e reclamações sobre outros órgãos da administração estadual.

Ainda serão realizadas mais duas ações da Ouvidoria Móvel neste ano. Contagem, também na RMBH, sediará a 16ª edição do projeto. O evento contará com a parceria da Polícia Civil, da Cruz Vermelha e do município, no próximo sábado (23/11). A última edição do ano será no dia 13 de dezembro, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. Nesta, a OGE participa da Ouvidoria Itinerante da Rede Ouvir, em parceria com a PBH.

O projeto

Por meio de atendimento presencial, a equipe da OGE visita as cidades do interior e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ouve, acolhe e atende os cidadãos que desejam manifestar sua satisfação ou insatisfação com os serviços prestados pelo Estado. O trabalho tem finalidade de fazer um levantamento, avaliação e diagnóstico da qualidade destes. Os registros apurados são levados ao conhecimento dos gestores dos órgãos e do governador Romeu Zema, com objetivo de propor melhorias das políticas públicas.



Últimas