Atualização – Brumadinho / Barão de Cocais e Itatiaiuçu (10/2)

Informações divulgadas neste domingo, 10 de fevereiro de 2019

Outros oito corpos foram encontrados nas buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, neste sábado (9) e domingo (10), em Brumadinho, após o rompimento da Barragem 1 da Mina do Feijão. Com isso, o número de mortes subiu para 165. Já foram identificadas 156 vítimas, pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Continuam desaparecidas 160 pessoas. Há 138 pessoas desabrigadas, sendo assistidas pela empresa Vale, sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento (Impacto) Social. As operações do Governo de Minas Gerais, por meio dos seus órgãos vinculados diretamente ao atendimento em Brumadinho, seguem em atividade, como é caso das buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Os principais pontos de buscas deste fim de semana foram na usina ITM, área administrativa (refeitório, casa e área do rompimento), além da área da ferrovia e de acúmulo de rejeitos.

Foram 35 equipes envolvidas na ação. As buscas contaram com o auxílio de 35 máquinas, 11 aeronaves e 19 cães. No total, 279 Bombeiros de Minas e de outros estados se empenharam nos trabalhos, que também conta com o apoio da Força Nacional. O Governo de Minas Gerais segue monitorando o atendimento às comunidades, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cedec.

Barão de Cocais e Itatiaiuçu

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar continuam monitorando a área em torno das barragens da Vale e da Arcelor Mital, em Barão de Cocais e Itatiaiuçu, respectivamente, após a diminuição do nível de estabilidade das duas barragens, na última sexta-feira (8/2). O atendimento prestado às famílias pelas empresas continua sendo monitorado pela Cedec-MG.

Governo de Minas Gerais