Campanha de enfrentamento à dengue ganha novos reforços 

Secretaria de Saúde firma parceria com Copasa e Minas Tênis Clube para divulgação de ações contra o Aedes

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Estado ganhou aliados importantes na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Núcleo de Mobilização Social, firmou parceria com a Copasa e o Minas Tênis Clube para divulgar e propagar a campanha de enfrentamento à dengue na RMBH e em cidades de todas as regiões. 

A imagem com o slogan “Dengue – quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno” consta nos 26 mil exemplares produzidos pela revista do Minas Tênis Clube e também na parte final das contas da Copasa e da Copanor – Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais. O público médio da companhia de água é estimado em 5 milhões de pessoas.

“Ações de mobilização social potencializam nossas campanhas, pois as instituições levam a informação sobre a promoção e prevenção à saúde a um grande público. Com a iniciativa, conseguimos alcançar e informar mais pessoas. Envolver e sensibilizar o público para a campanha é uma das formas de alcançar nosso objetivo”, explica a referência técnica da Mobilização Social da SES-MG, Susan Prado.

Núcleo de Mobilização Social  
O portfólio do Núcleo de Mobilização Social inclui ações para a redução de mortalidade materno infantil, combate ao Aedes aegypti, campanhas de vacinação, de prevenção a doenças como gripe e sarampo, de incentivo à doação de órgãos e muitas outras relacionadas à promoção da saúde e do bem-estar da população. 

Só em janeiro de 2020, a SES-MG contabilizou 407 ações de mobilização social realizadas pelos Núcleos Municipais, caracterizados por representantes nas regionais de saúde do estado que auxiliam a propagação de ações e campanhas difundidas no Nível Central. Dessas ações, 204 dizem respeito às arboviroses. “A mobilização social é um facilitador para participação da sociedade como corresponsável na promoção e prevenção da saúde pública”, afirma Susan Prado. 

Canal direto
Com o slogan “Quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”, a campanha publicitária de enfrentamento à dengue objetiva somar esforços entre poder público e sociedade civil a fim de interromper o ciclo evolutivo do Aedes aegypti. Importante ressaltar que mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Portanto, o ideal é estabelecer um canal direto entre a SES-MG e a sociedade de forma que as informações sejam difundidas para todo o público. As parcerias com entidades civis, realizadas por meio da Mobilização Social, são um exemplo de como o trabalho vem se desenvolvendo e aumentando a capilaridade das ações. Atualmente, a Rede de Mobilização Social em Saúde está presente em 745 municípios do estado e já realizou cerca de 7 mil ações. 

Saiba mais sobre o trabalho de mobilização social da SES-MG em: www.saude.mg.gov.br/mobilizacao



Últimas