Campanha educativa distribui um milhão de máscaras em quatro meses

Ação passou por 22 municípios de diferentes regiões do estado. Planejamento estratégico foi elaborado pela Fundação João Pinheiro

imagem de destaque
Especificidades e necessidades de cada território foram consideradas para o desenvolvimento da campanha
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais iniciou em abril, como parte do plano Minas Consciente, uma campanha de conscientização e distribuição de máscaras. A estratégia, planejada pela Fundação João Pinheiro (FJP), com apoio do Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), está focada em ações educativas sobre o uso deste equipamento de proteção individual (EPI), além do distanciamento social e a higienização das mãos como prevenção à disseminação da covid-19.

Voltada para municípios que apresentaram alguma inversão do comportamento dos índices de casos de covid-19 mesmo com parte dos habitantes vacinados, a campanha ofereceu à população máscaras produzidas por detentos de unidades prisionais de todo o estado. Os itens foram distribuídos em ações conjuntas realizadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, e secretarias municipais de Saúde, nos pontos de maior circulação nas cidades, em turnos e dias alternados.

Em quatro meses, o número de máscaras distribuídas chega a um milhão. A iniciativa já passou por 22 municípios de diferentes regiões do estado, com contribuição direta para evitar a piora dos indicadores de saúde em Minas Gerais.

“O Governo do Estado se desdobrou para atender a todas as regiões de acordo com a necessidade e especificidade de cada território, sempre com a preocupação de envolver todas as suas unidades que pudessem, de alguma forma, contribuir para esse trabalho”, explica o secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, André Luiz dos Anjos. Segundo ele, a parceria permitiu a mobilização de atores já tradicionais nos esforços de contenção da pandemia "em uma campanha de promoção da saúde, da conscientização dos moradores dos municípios e regiões”, completa.

O presidente da FJP, Helger Marra, também comemora o sucesso da campanha.

"Essa ação educativa foi mais um esforço para alertar os mineiros sobre a importância de, mesmo vacinados, manterem hábitos de prevenção contra a covid-19. A máscara, o distanciamento e a higienização das mãos, por exemplo, ainda são importantíssimos no nosso dia a dia”, afirma. Marra ainda enfatiza o empenho da equipe da fundação para desenhar a campanha de forma que "chegasse da forma mais assertiva ao cidadão", conclui.

Ação conjunta

Além da Fundação João Pinheiro, participaram da campanha  Secretaria-Geral, Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) - por meio da Polícia Penal, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Empresa Mineira de Comunicação, além das secretarias municipais de Saúde.



Últimas