Circuito Liberdade ganha site mais moderno, com novidades para os usuários

Novo layout programação atualizada, informações históricas e rico acervo de imagens são destaque da nova página, que entrou no ar neste mês de março

  • ícone de compartilhamento

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) inaugurou, neste mês de março, o novo site do Circuito Liberdade, com o endereço www.circuitoliberdade.mg.gov.br.

A arquitetura de informação e o design da plataforma foram elaborados após pesquisas em portais de projetos culturais do Brasil e de outros países, levando em consideração as especificidades do conjunto da Praça da Liberdade e as demandas de usuários e parceiros.

Com uma linguagem atual, que busca acompanhar as inovações tecnológicas, o novo portal eletrônico foi planejado para atender às necessidades dos diferentes perfis de usuários, que poderão acessá-lo de qualquer lugar pelo tablet ou smartphone.

A interface busca dar mais destaque aos espaços culturais que compõem o Circuito Liberdade e às ações em rede desenvolvidas pelo Governo do Estado no local. Com este objetivo, o layout ganhou uma identidade própria, diferente do padrão dos outros sites governamentais, com um design mais limpo e privilegiando as imagens.

Para facilitar o trabalho da imprensa, o portal também disponibiliza um rico acervo de fotos dos espaços culturais e possibilita o download deste material em alta resolução.

O site apresenta a programação completa dos espaços, por meio de um calendário intuitivo. Nele é possível pesquisar as atividades por eventos, espaços ou data.

Para ampliar o acesso dos usuários à plataforma, todo o conteúdo institucional do projeto está disponível em espanhol. Além disso, há informações sobre cada espaço em inglês e francês.  O portal também dialoga com as diversas ferramentas de acessibilidade disponíveis.

O novo site traz, ainda, um mapa completo do Circuito Liberdade, com informações sobre as ferramentas de acessibilidade disponíveis em cada espaço cultural, como tradução em libras, áudio-guias e acesso a pessoas com deficiência física e visual.

Outro destaque da plataforma é a linha do tempo do Circuito Liberdade, onde o usuário pode conhecer um pouco da história do projeto e do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade. São apresentadas informações arquitetônicas e históricas, além de imagens originais das edificações.

Circuito Liberdade

Sob a gestão do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), o Circuito Liberdade é composto por 15 instituições, dentre museus e centros de cultura e de formação. Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), o complexo já é reconhecido como um importante corredor de cultura do país.



Últimas