Conferência Regional do Suas em Montes Claros debate participação popular e volta de direitos

Ação reuniu mais de 500 pessoas e tem como lema para Minas Gerais “organizar, lutar e resistir”

Mais de 500 pessoas, entre técnicos, conselheiros e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), participaram da abertura da Conferência Regional e do início do curso de Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, em Montes Claros, na segunda-feira (7/8).

As conferências deste ano, em função do desmonte do Suas, promovido por medidas anunciadas pelo Governo Federal, como a reforma da previdência e os cortes no Programa Bolsa Família, têm como lema para Minas Gerais “organizar, lutar e resistir”.

Além do debate sobre a política de assistência social, a participação popular foi o tema mais discutido no evento. “Precisamos combater e lutar pela legalidade da política pública. Não podemos perder o que conquistamos. Para isso, precisamos reunir e compartilhar as decisões”, afirma a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, lembrando que essa é a proposta do Governo de Minas.

Ela lamenta os desmontes anunciados pelo Governo Federal, principalmente, os cortes no programa Bolsa Família e nos fundos de participação dos municípios. “Vão significar menos consumo, menos comércio nos municípios, e mais pobreza”.

O corte do Bolsa Família foi denunciado pela delegada da Assistência Social, Eliane Ferreira da Silva, de Luislândia, a 120 km de Montes Claros, onde já foram excluídas mais de 150 famílias do programa. “Eles alegam que as informações estão inconsistentes nos questionários. Até mesmo uma família necessitada e com um filho deficiente sofreu o corte. Isso é desumano”.

Mais comunicação com os usuários

Buscar mais informações sobre o Suas e como divulgá-las para os moradores foram os principais motivos que levaram o coordenador do Cras do município de São Francisco, Antônio Henrique Alves de Souza ao evento.

“Espero levar novidades sobre o tema, uma vez que a população participa pouco. Precisamos de mais diálogo e mais informações sobre o que o Governo Federal está fazendo com os direitos conquistados pela população”, afirma.

Mais informações sobre os direitos são as principais reivindicações da Secretária Municipal de Assistência Social, Ariele Soares de Oliveira, de São João do Pacuí, a 114 km de Montes Claros. “O momento que vivemos hoje é de entristecer”.

Segundo ela, o curso de Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas vai oferecer mais informações e facilitará a comunicação com os usuários. “Precisamos lutar para resguardar as conquistas, principalmente, das pessoas mais pobres. A cidade não tem recursos e os moradores precisam muito da Bolsa Família”. Ariele comenta que, ao contrário de cortar, o Programa Bolsa Família deveria aumentar os benefícios.

Instituição das Conferências Regionais

O formato e a dinâmica da conferência buscam, ao final do evento, a formação da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social nos territórios e a instituição de fóruns regionais que representem os usuários e trabalhadores do Suas.

As conferências regionais antecedem a XII Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada no período de 9 a 11 de outubro, em Belo Horizonte.