Congresso abre Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas

Com realização na Cidade Administrativa, na capital, edição de 2017 trouxe discussões relevantes para o público juvenil

imagem de destaque
Neste ano, o debate foi centrado na motivação, a partir do recorte do universo jovem
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e sua Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, realizou, nesta segunda-feira (19/6), o II Congresso Mineiro de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas. O evento, que ocorreu no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, conta com a presença de especialistas e coloca a prevenção ao uso indevido de drogas no centro das discussões. Nesta edição, o debate é sobre a motivação, a partir do recorte do universo jovem.

“É o momento de avaliar e compreender a melhor forma de abordar os jovens, para evitar que esse mal se espalhe entre eles”, destacou o secretário adjunto da Sesp, Ailton Lacerda, na abertura do congresso.

Crédito: Omar Freire/Imprensa MG

Na oportunidade, os participantes tiveram acesso aos dados de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas da Sesp – um local onde usuários e familiares têm o primeiro atendimento na caminhada da luta contra o vício em Minas Gerais -. O estudo mostrou que a maioria do público atendido (60,8%) iniciou o consumo de drogas ainda na adolescência.

"O estudo aponta que o foco do nosso trabalho deve ser a prevenção, principalmente voltada para esse público jovem. Queremos atuar de forma eficaz, evitando o primeiro uso”, destacou a subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães.

Por meio do intercambio de experiências, o congresso buscou discutir questões relevantes para o público juvenil, suas inquietações, anseios, dúvidas, engajamentos, aspirações, desejos, e tudo que o afeta, ampliando, assim, a compreensão sobre as motivações que dinamicamente perpassam os adolescentes na contemporaneidade.

O congresso abre a Semana Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas, que tem programação agendada até a próxima segunda-feira (26/6), data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Uso de Drogas. Em 2017, entretanto, as comemorações e alertas da semana serão prorrogados até o início de julho em algumas cidades mineiras.



Últimas