Defesa Civil planeja ações de resgate de animais em situações de desastres ambientais

Conselho Regional de Medicina Veterinária e parceiros propõem a criação de equipe especializada de atendimento

Ideia é de preparar profissionais para atuarem em ocasiões de desastres ambientais

Por meio da Comissão de Bem-estar animal, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) realizou uma reunião para planejar ações de resgate a animais em situação de desastres ambientais. O encontro ocorreu na sede do conselho, em Belo Horizonte, com o intuito de fomentar a criação e a capacitação de equipe de médicos veterinários para integrar uma força de socorrimento a animais, junto aos órgãos competentes, como a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A reunião contou com a participação do presidente do CRMV-MG, Bruno Divino, da presidente da Comissão de Bem-estar Animal do CRMV-MG, Ana Liz Bastos, de representantes da Polícia Militar, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Coordenadoria de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais e de médicos veterinários voluntários que atuarão no resgate e tratamento de animais em ocasiões de desastres.

Ana Liz Bastos destacou a necessidade de preparação dos profissionais que atuarão em ocasiões de desastres ambientais, como o do desastre de Mariana. “É de fundamental importância montarmos uma equipe de trabalho para agir em casos de desastres ambientais, como em enchentes e queimadas. Desde a tragédia de Mariana, na qual eu participei e coordenei um grupo de voluntários, atuamos sempre que tem uma questão como esta", disse.

"Fomos a Rio Casca em dezembro de 2017 com o apoio do CRMV-MG, onde aconteceu uma tragédia em virtude das chuvas, e sentimos falta de um preparo dos profissionais para estas situações. Então é importante montarmos juntos esta equipe que denominamos de brigada animal, encabeçada pelo Conselho, para capacitarmos e estarmos articulados para quaisquer ocasiões emergenciais”, destacou Ana Liz Bastos.

O coordenador-adjunto de Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho Pereira, ressaltou a relevância da preparação para ações em ocasiões de desastres. “O momento de crise é inesperado e as respostas tem que ser imediatas, tanto para as pessoas quanto para os animais que vivem nas comunidades. Ter o apoio do conselho junto aos órgãos estaduais para socorrimento com pessoas capacitadas e com pessoas em condições de prestar auxílio, vai facilitar muito a resposta nestas ocasiões de desastres ambientais”, enfatizou.

Subchefe da Seção de Planejamento e Operações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o major Rodrigo Antônio Batista de Paula ressaltou a relevância de promover um olhar diferenciado para o resgate de animais.

“A reunião foi extremamente válida, porque em situações de grandes desastres ambientais há uma preocupação de se atender a todos os setores envolvidos e, muitas vezes, a atenção fica mais voltada para os seres humanos e seus bens materiais, deixando a questão animal subjugada em determinados momentos. Então ter o envolvimento do CRMV-MG, com profissionais engajados em atuar em situações de desastre, traz um ganho tremendo para as operações desenvolvidas, promovendo o resgate e o tratamento aos animais atingidos por estes eventos”, pontuou o major.