Detentos da Nelson Hungria criam bolsas de crochê em oficinas de trabalho

Parceria com Servas oferece aos presos aprendizado de ofício qualificado que pode se tornar fonte de renda

imagem de destaque
Presos que participaram da capacitação já trabalhavam com artesanato e aprenderam mais técnicas de crochê
  • ícone de compartilhamento

Agulhas e rolos de linhas numa oficina de trabalho de uma unidade prisional. Vinte homens atentos a cada explicação. Duas professoras experientes. É intramuros do complexo penitenciário mais conhecido do Estado que estes homens dedicam parte do seu tempo para produzir bolsas de crochê de fino acabamento. Esqueça a ideia de bolsa artesanal mal feita ou pouco interessante. A produção é inspirada na famosa grife italiana de tricôs Missoni e as peças agradam aos olhos até dos consumidores mais exigentes. Trinta delas já foram produzidas.

Crédito: Divulgação/Seap

Esta é mais uma atividade laboral que se soma às várias oficinas presentes no Complexo Penitenciário Nelson Hungria (CPNH), em Contagem. Linhas, botões, panos e cola já faziam parte da rotina dos 20 presos que trabalhavam com artesanato. Agora, a parceria com o Serviço Social Autônomo (Servas), que levou para o complexo duas artesãs conhecidas pelo trabalho com bolsas, tornou o ofício dos internos mais qualificado e voltado para um público que aprecia peças exclusivas, feitas com produtos e acabamentos mais refinados.

Foram apenas quatro dias de aulas intensivas, divididas em parte teórica e prática. Mas, durante três meses, as atividades práticas contaram com o acompanhamento das professoras, que semanalmente iam até a unidade prisional tirar dúvidas dos detentos e levar novidades. Para Júlio César Pereira, 32 anos, foi uma grande honra ter essa oportunidade dentro do complexo. “Eu já faço isso desde os noves anos e pude compartilhar e aprender mais com uma pessoa que já tem experiência e é reconhecida na área. Aprendi muitas técnicas novas”.

As bolsas fogem dos padrões comuns de artigos de crochê. Elas têm alças de correntes e são forradas com materiais impermeáveis. A confecção de uma unidade pode demorar até uma semana pra ficar pronta. A empolgação dos internos durante o turno de trabalho é nítida, segundo o diretor de Atendimento e Ressocialização, Paulo Duarte. “Eles gostaram de aprender a fabricar bolsas e carteiras inspiradas em modelos internacionais e não imaginavam que aprenderiam algo tão aprimorado”.

Os presos que participaram da capacitação já trabalhavam com artesanato no projeto de tapeçaria e puderam aprender mais técnicas de crochê e a lidar com novos produtos. A ideia de levar o curso para a Nelson Hungria partiu da gestora do projeto Segunda Chance do Servas, Aretuza Garibaldi. Foi depois de conhecer algumas tapeçarias produzidas por presos da Nelson Hungria que ela teve a ideia de levar o projeto das bolsas também para dentro do complexo prisional.

Crédito: Divulgação/Seap


“Fiquei impressionada com a qualidade do trabalho deles, que é espontâneo mesmo sem técnica e acompanhamento. E pensei: o que eles são capazes de fazer com mais conhecimentos? Foi aí que procurei o diretor Paulo e começamos a articular o curso. É uma atividade com que eles podem efetivamente lucrar. O artesanato é uma vocação no nosso estado e a nossa intenção é contribuir com a reintegração dessas pessoas, qualificando-as para produzirem peças diferenciadas que fujam da mesmice do artesanato habitual” relata Aretuza.

As primeiras produções foram presenteadas aos familiares dos presos-artesãos. Um deles é Douglas Alexandre dos Santos, 31 anos, que aprendeu a fazer artesanato na penitenciária.

“O mais legal de tudo foi a atenção e importância que elas deram para o projeto, além da disposição de virem até aqui voluntariamente e nos ensinar. Para mim foi gratificante poder aprender tudo que elas passaram. Vamos levar isso para nossas vidas e esperamos poder vender nossas peças, já que elas podem ser uma fonte de renda muito boa”, contou entusiasmado o aprendiz.

Servas e Seap

Os cursos de artesanato também foram realizados em outras duas unidades prisionais da capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte. No Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, as presas aprenderam a fazer bonecas de pano. Já no Presídio Feminino José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves, a produção foi de tapetes feitos com retalhos.



Últimas