Distribuição de sementes de feijão beneficia agricultores familiares no Noroeste do estado

Unidade regional de Unaí inicia repasse de 2.650 pacotes; ação faz parte da política de segurança alimentar e nutricional do município

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) iniciou, nesta sexta-feira (27/1), a distribuição das sementes de feijão. A primeira unidade regional contemplada foi Unaí, com 2.650 pacotes de sementes do feijão tipo carioca.

A operação de distribuição será feita em parceria entre os extensionistas da Emater-MG e as prefeituras, para que sementes cheguem a tempo e em boas condições aos agricultores familiares mais carentes. Ao todo 14 municípios da região de Unaí serão beneficiados.

Os municípios atendidos são: Arinos, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí e Uruana de Minas

“Essa ação faz parte da atuação da Emater-MG para garantir segurança alimentar e nutricional para essas famílias. Nós estamos falando de 51 mil embalagens de sementes para o consumo dessas famílias, além da geração de renda com a venda dos grãos excedentes”, salienta o diretor administrativo e financeiro da Emater-MG, Cláudio Bortolini. Segundo ele, cerca de 10 kg de sementes podem produzir 600 kg ou mais de feijão.

O plantio da segunda safra de feijão em Minas, que vai até o início de março, permite realizar a colheita em cerca de 90 dias, ou seja, em junho.

Na próxima semana, de 31/1 a 4/2, outras 12 regionais da Emater-MG receberão as sementes: Montes Claros, São Francisco, Januária, Janaúba, Salinas, Almenara, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Guanhães, Capelinha e Diamantina.

De acordo com o diretor administrativo, a expectativa é que na primeira quinzena de fevereiro, todas as 32 regionais tenham recebido todo o material. “Dessas unidades regionais, as sementes serão redistribuídas para os municípios, onde os nossos extensionistas, junto ao poder público municipal e lideranças locais, selecionarão as famílias mais necessitadas”, esclarece.

Segurança alimentar no campo

O feijão, assim como outros produtos básicos, como mandioca, milho e arroz, integram a Agenda Estratégica de Culturas da Emater-MG, por terem grande importância na alimentação e na renda das famílias rurais. A empresa atua junto aos produtores, com orientações para que obtenham uma produção cada vez mais eficiente e sustentável.

Aquisição

O material foi adquirido, em licitação, com recursos aprovados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados, repassados para a Emater-MG por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).