Divulgada lista de projetos selecionados para a fase estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Os 43 projetos selecionados pela Comissão Organizadora Estadual serão apresentados na próxima semana em evento realizado pela Secretaria de Estado de Educação

Minas Gerais já se prepara para realizar a etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Na próxima semana, no dia 17 de maio, será realizado um evento que vai reunir alunos e professores de escolas estaduais e municipais autores dos 43 projetos selecionados para a etapa estadual. Os projetos foram selecionados pela Comissão Organizadora Estadual.

Iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. A Conferência Nacional Infantojuvenil é dividida em três etapas: Conferência na Escola, Conferência Estadual e Conferência Nacional.

Em Minas Gerais, cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) teve a oportunidade de indicar três projetos para participar da seletiva para a etapa estadual. Entre os projetos recebidos, foi escolhido um de cada uma das 43 SREs que participaram da iniciativa.

A seleção dos projetos respeitou critérios como: adequação ao tema proposto, consistência e clareza, viabilidade de execução do projeto, inovação e criatividade, escrita adequada e coerência entre o problema existente e ações propostas no projeto para solucioná-lo.

A Comissão Organizadora Estadual Minas Gerais (COE-MG) é composta por instituições governamentais e não governamentais que atuam na área de educação, meio ambiente e diversidade, contando com os seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Regional de Biologia - 4ª Região - CRBio04, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Coletivo de Jovens do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Belo Horizonte e da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Confira aqui a lista de projetos selecionados

A Conferência Estadual

Entre os dias 15 e 16 de maio, será realizada, em Belo Horizonte, a etapa estadual da Conferência. Durante o encontro, os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que tiveram seus projetos selecionados, terão a oportunidade de apresentar as ações que desenvolveram.

Entre os trabalhos apresentados, será selecionado apenas um, que será encaminhado para participar na etapa nacional da Conferência.

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.