Edital Municípios 2019 já recebeu mais de 200 inscrições

Prazo para prefeituras pedirem financiamentos para obras públicas termina no dia 14 de junho

Mais de 200 cidades já se inscreveram no Edital Municípios 2019, aberto pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para o financiamento de obras públicas. O volume total disponível é de R$ 200 milhões, montante que vai auxiliar as administrações municipais a retomar investimentos que vão promover melhorias em diversas áreas. O prazo para a entrega da carta-consulta termina em 14 junho.

Levantamento feito pelo BDMG indica que 222 prefeituras já solicitaram acesso aos financiamentos. As linhas disponíveis poderão financiar projetos de construção, reforma e ampliação de edificações municipais; mobilidade e drenagem urbana; eficiência energética; aquisição de máquinas rodoviárias; caminhões e equipamentos para pavimentação; tratamento de água, esgoto e de resíduos sólidos.

Até agora, a linha mais solicitada foi a BDMG Urbaniza, destinada a obras de infraestrutura, como construção e adequação de vias urbanas, ciclovias, praças, implantação de sinalização, entre outras. Outra linha que tem despertado interesse é a BDMG Cidades, que permite construção de prédios públicos, como escolas, postos de saúde e ginásios poliesportivos, além de obras para reduzir o consumo de energia, a exemplo da instalação de painéis solares.

O gestor público pode contar ainda com a BDMG MAQ, destinada à aquisição de máquinas e equipamentos, e a BDMG Saneamento, voltada para a gestão de resíduos sólidos e tratamento de água e esgoto.

Condições especiais

O Edital Municípios 2019 traz novidades que oferecem condições mais favoráveis para o financiamento: as cidades têm mais prazo para começar a pagar e os juros foram suspensos durante o período de carência, além da possibilidade de utilizar os recursos do financiamento em obras anteriores à tomada do crédito. Para isso, a intervenção deve estar em andamento ou ter sido realizada em até 12 meses antes da assinatura do contrato.

Segundo o gerente de Negócios do Setor Público do BDMG, Francisco Fredson, a tendência é que o número de inscrições aumente bastante até o dia 14 de junho, fim do prazo para submissão da carta-consulta. “Sabemos que na última semana o volume de inscrições é maior e temos a expectativa de que outros municípios se candidatem ao edital nos próximos dias”, disse.

O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis no site www.bdmg.mg.gov.br/editalmunicipios.