Educação apresenta Currículo Referência no Congresso de Municípios

Ponto central da iniciativa estadual é formação dos professores por meio de parceria entre Estado e prefeituras

A subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica da SEE, Geniana Faria, falou sobre a iniciativa aos participantes (Crédito: Franciele Xavier)

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) marcou presença no 36º Congresso Mineiro de Municípios (CMM) para debater, junto aos gestores municipais de Educação, a atual fase de implementação do Currículo Referência de Minas Gerais. Durante o encontro, os representantes da SEE explicaram a importância da parceria entre Estado e municípios para a formação dos professores, com foco no novo currículo escolar.

“Capacitar os professores para colocar o currículo dentro de sala de aula é fundamental. Com a quantidade de municípios que temos, é fundamental ter as prefeituras como parceiras, o que já acontece desde a elaboração do currículo. Todos temos o mesmo objetivo, que é a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica da SEE, Geniana Faria, na ação de terça-feira (14/5).

Apesar de o processo de implementação em regime de colaboração acontecer também por meio de ferramentas de Educação a Distância (EAD), capacitações presenciais serão muito frequentes durante 2019, em função da extensão territorial de Minas Gerais.

“Todos os encontros que pudermos ter com gestores municipais serão muito importantes porque é a nossa oportunidade de esclarecer dúvidas e mostrar a eles que não estão sozinhos nesse processo. Muito pelo contrário, são fundamentais nesse momento de formar o professor e levar o currículo para dentro de cada uma das escolas de Minas Gerais”, disse Virgínia Morais, coordenadora estadual do Currículo Referência de Minas Gerais, pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG). Também participou do painel a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Minas Gerais (Uncme-MG), Galdina Arrais.

A coordenadora estadual do Currículo Referência de Minas Gerais pela Undime-MG, Virgínia Morais (Crédito: Franciele Xavier)

Currículo Referência de Minas Gerais

Homologado em dezembro do ano passado, o documento foi elaborado a partir da colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e 852 municípios mineiros, por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime). Agora, o momento é de formação dos educadores e gestores e novamente estado e municípios trabalharão juntos.

Estão sendo preparados estudos presencias e formações à distância. A partir desta semana, começam a ser realizadas webconferências para os interessados em iniciar o percurso pelas “Trilhas Formativas sobre o Currículo Referência de Minas Gerais”. A primeira webconferência aconteceu nesta terça-feira (14/5), com o tema “A Língua Inglesa no Currículo Referência de Minas Gerais”. Todas as conferências online ficarão gravadas e poderão ser assistidas novamente neste endereço eletrônico.

Para outras informações sobre as ações de formação de professores, clique aqui