Epamig divulga Balanço Social com ações desenvolvidas em diversas atividades da agropecuária

Junto com o documento, órgão estadual também lançou a publicação "Pesquisa, Tecnologia e Sociedade", que reúne casos de sucesso na aplicação de tecnologias

imagem de destaque
O Balanço Social a publicação "Pesquisa, Tecnologia e Sociedade" estão disponíveis para download na página da Epamig
  • ícone de compartilhamento

Está disponível para consulta o Balanço Social da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig). A publicação traz uma estimativa dos impactos econômicos gerados, nos dois últimos anos, por 38 tecnologias desenvolvidas pela empresa em diversas atividades da agropecuária.

O cálculo dos benefícios econômicos partiu da identificação das tecnologias mais adotadas no estado de Minas Gerais, indicadas pelos Programas Estaduais de Pesquisa da Epamig. A projeção é de que as tecnologias avaliadas tenham gerado um impacto próximo a R$1 bilhão, o total contabilizado foi R$ 983.334.113,44. A análise contemplou aspectos como aumento da produtividade, expansão da área de cultivo, redução dos custos de produção e agregação de valor ao produto final.

Além de conter a metodologia de análise, a tabela explicativa dos resultados projetados e o demonstrativo do Balanço Social, o estudo apresenta dados sobre publicações, projetos de pesquisa em execução, eventos e ações de popularização da ciência oferecidos pela Epamig no período. A avaliação considera os benefícios trazidos pela adoção destas tecnologias em diferentes regiões de Minas Gerais, considerando os impactos em pequenas comunidades rurais e a abrangência para diferentes regiões do Brasil.

Portfólio Institucional

Junto com o Balanço Social, a Epamig lançou a publicação "Pesquisa, Tecnologia e Sociedade", que apresenta casos de sucesso na aplicação de tecnologias desenvolvidas e difundidas pela empresa, desde sua fundação em 1974.

As linhas de pesquisa contemplam áreas tradicionais da agropecuária, como cafeicultura, bovinocultura e produção de lácteos, atividades emergentes, como a produção de vinhos finos e a olivicultura em Minas Gerais e no Sudeste brasileiro, ações sustentáveis como o Sistema Integração Lavoura, Pecuária, Floresta e a aplicação da Metodologia ISA.

Outro destaque é a aproximação entre às práticas agroecológicas e o mercado gastronômico, caso das flores comestíveis e das hortaliças não convencionais, gerando mais alternativas para produtores e qualidade para os consumidores.

O Balanço Social a publicação "Pesquisa, Tecnologia e Sociedade" estão disponíveis para download neste link.



Últimas