Escolas com ensino médio de tempo integral realizam semana de acolhimento

Ação objetiva apresentar o programa, novo no estado, para toda a comunidade escolar

Inara Fernanda da Silva Alves Jardim é aluna do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Carlos Luz, em Governador Valadares, no Rio Doce. Nesta semana, ela foi recebida na unidade de maneira diferente: as aulas tradicionais deram lugar a dinâmicas e muito bate-papo. Trata-se da Semana de Acolhimento, iniciativa em ação, até esta sexta-feira (14/2), nas 281 escolas mineiras que oferecem, neste ano, o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI).

“Chegar na primeira semana de aula e ser recebida assim foi empolgante e muito motivador. Eu estava achando que não ia ser tão legal ficar na escola o dia inteiro, mas depois que entendemos a proposta fiquei ansiosa para começar”, conta Inara.

A Escola Estadual Carlos Luz é uma das que passaram a oferecer Ensino Médio de Tempo Integral Profissionalizante. Os alunos da unidade escolar terão, além das disciplinas conhecidas, aulas do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Para o diretor, Miguel Dias Maciel, a escola está localizada em uma área de vulnerabilidade social e a proposta foi muito bem-vinda e aceita pela comunidade. “Adotamos a postura de parceira com a comunidade e eles estão muito receptivos e satisfeitos”, afirma.

Crédito: Arquivo / E.E. Cônego José Eugênio de Faria

Em Cachoeira de Minas, no Sul do estado, a Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria também recebeu a implantação do EMTI neste ano letivo. A estudante do 1º ano do ensino médio, Ingridy Aparecida Paulina Batista, destacou que o acolhimento serviu para esclarecer dúvidas. “Foi tudo muito interessante. Tiramos várias dúvidas. Estava achando que a proposta ia me prender, mas já vi que será um tempo muito bem aproveitado”.

Integração com as famílias

Além dos estudantes e servidores das escolas, os pais e responsáveis também participaram das ações de acolhimento. Renata de Oliveira Costa Silva, mãe de Alexia Terezinha de Oliveira Silva, estudante do 1º ano do ensino médio, aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas. Com a conversa, passou a acreditar ainda mais na iniciativa. “Tenho a certeza de que este projeto será de excelência. Veio para acrescentar o melhor para o futuro de nossos filhos e prepará-los ainda mais para a vida”.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Eliane Janaina de Paula Campos, “os educadores da escola também abraçaram a ideia e estão se preparando para que a iniciativa seja um sucesso. Estão estudando bastante a proposta e muito empenhados para que tudo dê certo”, afirma.

Semana de Acolhimento

A Semana de Acolhimento é realizada por Jovens Protagonistas (JPs) de escolas que oferecem o EMTI desde 2017. Os Jovens Protagonistas são estudantes que se envolveram ativamente nas atividades desenvolvidas nas unidades de ensino onde estudaram e que têm um perfil multiplicador. No ano passado, esses estudantes participaram de uma formação realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Também participam da iniciativa os JP’s dos estados de Goiás, Pernambuco, Paraíba, Rondônia e Distrito Federal.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE Geniana Faria, ressalta a importância de os jovens participarem ativamente das atividades da Semana de Acolhimento. “A política de educação integral é nova no nosso estado e traz muitos desafios. Por isso, esse é um momento de extrema importância e faz com que os jovens se sintam pertencentes, possam conhecer mais sobre o programa e conheçam os benefícios da iniciativa”.

Educação profissional e projetos de vida

Em Minas Gerais, as escolas estaduais adotam dois modelos de Ensino Médio de Tempo Integral. Em 42 unidades escolares, o ensino médio será integrado à educação profissional. Para a definição das escolas, foram priorizadas unidades de ensino com maior vulnerabilidade e municípios sem oferta da educação integral para estudantes do ensino médio. Em outras 239 escolas, o foco será o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida. Neste outro modelo de Ensino Médio de Tempo Integral, além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante os instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quer para o seu futuro.