ESP-MG abre seleção para 40ª turma de Especialização em Saúde Pública

Candidatos têm até 18/7 para se inscrever. São disponibilizas 30 vagas, com previsão de começo das aulas em outubro

  • ícone de compartilhamento

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) publicou edital de seleção de alunos para a 40ª turma da pós-graduação lato sensu - Especialização em Saúde Pública. As inscrições vão até 18 de julho.

O curso disponibiliza 30 vagas, com carga horária de 400 horas/aula, sendo 360 de aulas presenciais e mais 40 horas para elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O começo das aulas está previsto para outubro/2021, com término em novembro/2022.

A expectativa da ESP-MG é a de que as aulas sejam oferecidas no formato presencial. No entanto, as atividades letivas poderão seguir de maneira remota, conforme as orientações do plano Minas Consciente para as macrorregiões de Saúde no contexto da pandemia de covid-19. Na classificação do Estado, a ESP-MG está inserida na macrorregião Centro.
 


Pré-requisitos

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato precisa:

- possuir escolaridade de nível superior, comprovada por meio de certificado ou declaração de conclusão de curso de graduação, expedido por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC);

- atuar como trabalhador da atenção à saúde e/ou da vigilância à saúde e/ou da gestão do sistema público de saúde, em Minas Gerais, em instituições que compõem o SUS, que sejam vinculadas a qualquer esfera administrativa (municipal, estadual ou federal). No caso de instituições hospitalares filantrópicas, serão consideradas apenas aquelas que possuem, no mínimo, 60% de atendimento destinado ao SUS. O trabalhador precisa ter anuência institucional para participação no curso, expedida a partir da data de publicação do edital.

Inscrições

Nesta edição, diferentemente das anteriores, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Gestão Acadêmica ESP-MG (Sigae)

Confira, a seguir, o passo a passo para cadastramento no sistema e para inscrição no processo seletivo:

- acessar o endereço sigae.esp.mg.gov.br/;
- fazer cadastro - criando usuário e senha;
- no campo "Usuário", clicar em "Inscrições Abertas";
- selecionar "Inscrição Especialização em Saúde Pública - Turma 2021-2022";
- fazer a inscrição preenchendo as informações solicitadas e anexando todos os documentos exigidos (Os documentos devem estar em arquivo em formato PDF);
- a confirmação da inscrição será enviada para o e-mail cadastrado;
- todas as informações encontram-se no edital.

Tradição e reconhecimento

A ESP-MG tem tradição na formação de sanitaristas. A primeira edição do curso de Especialização em Saúde Pública foi em 1947, um ano após a criação da Escola, que completou 75 anos em 2021. Desde então, já foram formados 960 especialistas em Saúde Pública.

Esta pós-graduação - curso mais tradicional da ESP-MG - é reconhecida pelos trabalhadores do SUS no estado e também pelas instituições formadoras em saúde de outros estados brasileiros. A especialização é oferecida de forma contínua e amplamente procurada pelos profissionais. Em fevereiro de 2017, foi acreditada pela Agência de Acreditação Pedagógica da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A divulgação das inscrições deferidas será feita em 11/8/2021, no site da www.esp.mg.gov.br.

Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: saudepublica.espmg2021@gmail.com.



Últimas