Espaços culturais de Minas oferecem programação virtual no Dia Internacional dos Museus

Tema central deste ano valoriza a igualdade, a partir da diversidade e da inclusão

imagem de destaque
A ideia é que a data seja um marco para celebrar a diversidade de perspectivas que compõem as comunidades e os funcionários das instituições, além de promover ferramentas para identificar e superar preconceitos
  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), programou atividades nas redes sociais de seus sete espaços culturais para celebrar o Dia Internacional dos Museus. A data, instituída pelo Conselho Internacional de Museus, é comemorada em 18 de maio por milhares de instituições ao redor do mundo. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância dos museus como meios de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas, e para o desenvolvimento de entendimento mútuo, colaboração e paz entre os povos.

Em 2020, o tema central é “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”. A ideia é que a data seja um marco para celebrar a diversidade de perspectivas que compõem as comunidades e os funcionários das instituições, além de promover ferramentas para identificar e superar preconceitos.

Nessa perspectiva, o destaque das ações da Secult vai para o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, que fará uma transmissão ao vivo no Instagram nesta segunda-feira (18/5), às 19h. O tema é “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão – Alô, poesia e suco de papel artificial – relato de experiência de trabalho com pacientes da saúde mental da cidade de Mariana/MG”.

Na live serão abordadas questões como o uso da arte durante o processo de tratamento de saúde mental, a abertura das instituições públicas aos pacientes em tratamento e a luta antimanicomial, já que 18/5 também é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Ainda nas redes do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens acontece, durante toda a semana, o “36º Sarau Lítero-musical Cantando Alphonsus”. O evento é realizado em parceria com a Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes e tem o objetivo de aprofundar os estudos sobre a obra do poeta simbolista. (Facebook: museualphonsusdeguimaraens e Instagram: @museualphonsus)

Por conta do distanciamento social, neste ano, o museu também irá publicar, diariamente em suas redes, vídeos de estudantes recitando poemas de autoria de Alphonsus de Guimaraens.

Quiz

Os demais espaços da Secult seguem postagens nas redes com informações sobre as edificações, os acervos e as curiosidades das sete instituições integrantes da Diretoria de Museus. A dimensão lúdica dessas iniciativas fica por conta de um quiz com perguntas diversas, publicado semanalmente nas redes, para testar a memória e o conhecimento dos visitantes. 

Os espaços participantes são o Museu Mineiro, Centro de Arte Popular, Museu dos Militares Mineiros, Museu Casa Guimarães Rosa, Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Museu Casa Guignard e o Museu do Crédito Real.

 

Acesse

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Facebook: museualphonsusdeguimaraens e Instagram: @museualphonsus

 

Centro de Arte Popular

Facebook: /centrodeartepopular e Instagram: @centrodeartepopular

 

Museu Mineiro

Facebook: /museumineiro.mg e Instagram: @museumineiro

 

Museu dos Militares Mineiros

Facebook: /museudosmilitaresmineiros e Instagram: @museudosmilitaresmineiros/

 

Museu Casa Guimarães Rosa

Facebook: /museucasaguimaraesrosa.mg e Instagram: @museuguimaraesrosa

 

Museu Casa Guignard

Facebook: museucasaguignard.mg

 



Últimas