Estudantes da rede estadual se preparam para a Olimpíada de Matemática 

Provas da primeira fase acontecem na próxima semana. Participam 1,4 milhão de alunos na competição nacional

  • ícone de compartilhamento

As provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão aplicadas na próxima terça-feira (21/5) em todo o país. Em Minas Gerais, 1,4 milhão de estudantes, entre os quase 2 milhões inscritos, são da rede estadual.

Alunos da E. E. Almirante Toyoda (Crédito: Arquivo da escola)

Nas escolas estaduais, os estudantes contam com auxílio para a preparação. Na E.E. Almirante Toyoda, em Ipatinga, no Vale do Aço, a professora de matemática, Elaine de Castro Morais, oferece atividades no contraturno focadas na Olimpíada.

“As aulas acontecem duas vezes por semana e eu trabalho com eles questões antigas da Obmep, durante todo o ano. Funciona como se fosse um sexto horário. A escola disponibiliza material e, só este ano, já trabalhamos mais de 40 questões. Começamos na escola no ano passado e o retorno foi muito bom. Na última edição, conquistamos medalhas e menções honrosas”, conta.

Hugo Gabriel Cardoso Melo é aluno do 7º ano do ensino fundamental e conquistou uma medalha de bronze em 2018. Para este ano, a expectativa é grande e a preparação mais intensa. “Eu participo do sexto horário e me ajuda muito. Reforça alguns conteúdos que já tinha visto em sala de aula”. O estudante também participa do Programa de Iniciação Científica (PIC), iniciativa da Obmep que contempla alunos medalhistas na competição.

Já na E.E. Felizarda Russano, em Pouso Alto, no Sul de Minas, é desenvolvido o projeto “Obmep na Escola”. A atividade é realizada pela professora de matemática, Valéria Terezinha Curcinu, e conta com a participação de 30 alunos. As aulas acontecem de 15 em 15 dias. “Trabalhamos questões do banco da Obmep e outros exercícios pertinentes. O objetivo é melhorar o rendimento dos alunos na olimpíada e temos tido bons resultados também em sala de aula. As questões da competição estimulam e melhoram o raciocínio dos estudantes”, afirma Valéria.

Além da preparação que as escolas oferecem, alguns alunos optam por estudar em casa. Esse é o caso do estudante do 9º ano do ensino fundamental da escola, Luiz Gabriel de Carvalho. Em sua trajetória, ele já conquistou uma medalha de prata e duas de ouro. Destaque na Obmep, ele dá uma boa dica para conquistar uma medalha na competição. “Quem quer ganhar medalha de ouro tem que estudar bastante e prestar muita atenção na aula. Estudar em grupo com amigos também ajuda”, sugere.

Sobre a olimpíada

Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A lista de classificados para a segunda fase será divulgada no dia 5 de julho.

Criada em 2005 pelo Impa, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que hoje contempla também alunos da rede privada, tem como metas estimular o estudo da disciplina, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.



Últimas