Farmácia de Minas descentraliza entrega de medicamentos para pacientes que fazem hemodiálise

Para evitar filas, pessoas podem buscar remédios nas próprias clínicas em que fazem tratamento renal

Localizada em Belo Horizonte, a Farmácia de Minas atende a 39 municípios

Diante do atual cenário da Covid-19, é fundamental evitar filas e possíveis aglomerações. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) estabeleceu parcerias com clínicas de Terapia Renal Substitutiva do SUS, para que os pacientes busquem os medicamentos diretamente nos centros médicos onde realizam suas sessões de hemodiálise. A medida, que já está em vigor, vai beneficiar inicialmente mais de 1,4 mil usuários da Farmácia de Minas.

Localizada em Belo Horizonte, a Farmácia de Minas atende a 39 municípios. A Coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de BH, Patrícia Oliveira, explica que, embora a dispensação dos medicamentos seja previamente agendada, alguns pacientes costumam ir às farmácias fora da data do agendamento, podendo gerar aglomerações. Com a mudança, as chances de filas são reduzidas, garantindo mais segurança aos pacientes que precisam dos serviços da farmácia.

Patrícia Oliveira lembra que mesmo pacientes acometidos por anemia na Doença Renal Crônica (DRC) também poderão retirar os medicamentos na clínica onde fazem a hemodiálise, sem necessidade de comparecer à farmácia para retirar os demais remédios.

Pacientes de hemodiálise das clínicas abaixo irão receber os medicamentos exclusivamente no local, de acordo com a escala do início da disponibilização dos remédios. Essas pessoas já estão sendo comunicadas sobre a mudança. Mais parcerias estão sendo fechadas com outras clínicas de Terapia Renal Substitutiva do SUS para beneficiar o maior número de usuários desse grupo de risco.

CLÍNICA

MUNICÍPIO

Data de início da descentralização dos medicamentos

Nefron de Contagem

Rua Paulo D'Assunção, 88 - And-1, Jardim Industrial

Contagem

Instituto Mineiro de Nefrologia de Belo Horizonte

Rua Aimorés, 200 – Funcionários

Hospital Universitário Ciências Médicas

Rua Aimorés, 2.896 - Santo Agostinho

Hospital São Francisco

Rua Itamaracá, 535, Concórdia

Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes

Rua Madre Tereza- Centro

Nova Lima

Hospital da Baleia

Rua Juramento, 1464 - Saudade

Evite filas

Atualmente, para evitar aglomerações nas farmácias regionais, o Estado trabalha para aumentar a capacidade de dispensação aos usuários. Assim, os pacientes que fazem uso contínuo de determinado medicamento podem receber uma quantidade suficiente para dois ou três meses de tratamento. A medida busca reduzir a procura presencial.

É importante reforçar que os pacientes devem evitar comparecer à farmácia fora do dia já agendado para pegar o medicamento. Para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível neste link, para indicar uma pessoa que possa retirar o medicamento em nome do paciente.

Outra medida adotada pela SES-MG foi o lançamento, da parceria inédita entre o Governo de Minas e a empresa de aplicativo de transporte 99, para fazer a entrega domiciliar de medicamentos aos pacientes do grupo de risco do coronavírus. A iniciativa tem objetivo de coibir a formação de filas e pontos de potencial disseminação do vírus nas 28 farmácias regionais administradas pelo Estado.