Férias é no Museu oferece programação gratuita e acessível no Circuito Liberdade

Projeto convida crianças a se divertirem durante todo mês de janeiro e amplia acessibilidade às atividades

  • ícone de compartilhamento

O projeto Férias é no Museu promete agitar o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), no Circuito Liberdade, durante o mês de janeiro. Até o dia 31, o espaço oferece uma agenda recheada de atividades lúdicas, divertidas, educativas e acessíveis, para crianças e adultos. As atividades são gratuitas e acontecem de terça a sábado, em horários diversos, incluindo dinâmicas, contação de histórias, oficinas e jogos educativos.

Um diferencial da programação deste ano é que todas as oficinas e dinâmicas possuem atividades com acessibilidade parcial ou total. Para participar, não há inscrição prévia, basta se apresentar na recepção do museu. As vagas são limitadas, sujeitas a lotação do espaço, e crianças menores de 13 anos devem estar acompanhadas de seus responsáveis, que também podem participar das atividades.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. O Museu faz parte do Circuito Liberdade, importante corredor de cultura do país. Abrigado em uma área histórica da capital mineira, o Circuito é composto por 13 instituições, dentre museus e centros culturais, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.

O MM Gerdau foi construído com o esmero de quem lapida uma pedra e a transforma em algo precioso, tendo sido concebido para destacar a marcante relação da história e das expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de suas minas e recursos naturais. Também nasceu para celebrar a identidade do estado e do seu povo, uma vez que traduz a formação e o desenvolvimento de uma região, revelando duas das principais atividades econômicas de Minas Gerais: a mineração e a metalurgia.

A proposta é colocar a mineração e a metalurgia em perspectiva histórica e desvendar o papel do metal na vida humana, ilustrando sua diversidade, características, processos produtivos e sua inserção no imaginário coletivo. Os metais são os elementos de maior diversidade no universo químico: entender o metal, os minerais e os seus componentes significa entender o motor fundamental, não somente da industrialização e do desenvolvimento de uma sociedade, mas também da vida. Além disso, descobrir a riqueza do nosso solo e a diversidade dos minerais é um convite a um passeio especial pelas Minas Gerais, literalmente no que se refere ao significado do nome do nosso estado.



Últimas