Fundação Clóvis Salgado abre Jam Livre de Contato

Encontros voltados ao contato improvisação, técnica de dança coletiva, inova as práticas de experimentação do Cefart

imagem de destaque
Movimentos da dança de improvisação na Jam Livre de Contato, do Centro de Formação Artística e Tecnológica
  • ícone de compartilhamento

O Centro de Formação Artística e Tecnológica abre a Jam Livre de Contato, no próximo sábado (9/2), das 16h às 19h, no jardim interno do Palácio das Artes. A atividade da Fundação Clóvis Salgado (FCS) integra o Programa de Residências para Pesquisas Artísticas, do Cefart. A atividade será realizada no segundo sábado de cada mês, de fevereiro a julho de 2019. A participação é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades.

O ciclo de encontros propõe a expansão dos conhecimentos e das práticas na área da dança sobre o contato improvisação. A técnica de dança improvisada é originária do estilo musical jazz, em que o improviso, nomeado “jam” nas sessões musicais, é um dos elementos essenciais.

A linguagem inovadora será trabalhada em jam´s, em que duas ou mais pessoas dialogam com o corpo de maneira horizontal, respondendo ao movimento corporal do outro, de modo improvisado, baseados em três estilos de dança: artística, terapêutica e recreativa.

Segundo o coordenador das Residências para Pesquisas Artísticas, Fabrício Martins, a iniciativa é uma oportunidade de troca entre alunos do Cefart e o público em geral. “A proposta das jam´s é realizar um intercâmbio entre a dança e outras áreas artísticas. Nos últimos anos, a FCS vem investindo na ideia de envolver os alunos em diferentes linguagens, com iniciativas como a Segunda Livre, lançada para possibilitar o intercâmbio dos alunos das Escolas de Dança, Música e Teatro do Cefart ”, ilustra.

Inovação

A Jam Livre de Contato será realizada em parceria inédita entre o Coletivo TaTo e o Cefart neste ciclo de encontros. O grupo, que se integra à FCS nesta atividade se dedica à pesquisa sobre o corpo e o potencial de transformação no contato improvisação, é formado por Lara Santos, Ana Rita Nicoliello e Serena Rocha. A Jam Livre de Contato será orientada pela residente do Cefart Ana Rita Nicoliello em colaboração com convidada Lara Santos.

“Esta é uma oportunidade de renovar o ambiente do Palácio das Artes, com um encontro informal de dança, mostrando que não é preciso ser especialista para fruir”, comemora Ana Rita. Elas vão apresentar os princípios básicos do contato improvisação e, na mesma ocasião, terá uma apresentação em que os participantes ou passantes, mesmo sem experiência prévia, poderão experimentar a linguagem que abrange também música, teatro e literatura.

Os ciclos de encontro vão contribuir para a formação de um espaço aberto, democrático e horizontal para experimentação e para improvisação em dança, onde os participantes podem investigar o próprio corpo, em movimento coletivo, direcionado a despertar as pessoas para escuta e atenção sensíveis.

Multilinguagem

O Cefart é referência em modalidades clássicas e contemporâneas. O contato improvisação amplia a noção sobre coreografias pré-determinadas ou de movimentos conhecidos, inaugurando uma nova linguagem e criando novos intercâmbios multilinguísticos. “A criação em cima do inesperado, proporcionado por essa diversificação de linguagens partindo inicialmente da dança, é muito potente”, observa o coordenador das Residências para Pesquisas Artísticas, Fabrício Martins.

De acordo com a organizadora da atividade e residente do programa, Ana Rita Nicoliello, foi a liberdade e a pluralidade da improvisação que a inspirou em alavancar as jam´s na Residência Artística da FCS. “Os alunos e os professores sentiam falta de um espaço de experimentação livre e aberto, uma vez que as aulas com direcionamentos para as diversas áreas artísticas já são muitas e amplas”, conta Ana Rita.

Residência Artística

O Programa de Residência de Pesquisas Artísticas tem o objetivo de promover uma visão investigativa da arte e do aprimoramento técnico a partir de uma pesquisa aprofundada em processos de criação e composição artística.

Criado em 2015, como parte das atividades exercidas pela Gerência de Extensão e Pesquisa do Cefart, o programa busca contribuir com a inovação no campo das artes cênicas em Belo Horizonte. O projeto conta com o apoio e financiamento da Fundação de Amparo de Pesquisa de Minas Gerais e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em uma iniciativa inovadora de unir a arte e pesquisa.

Jam Livre de Contato Improvisação

Local: Jardim Interno do Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537, Centro – Belo Horizonte

Período: 9 de fevereiro e 9 de março, 13 de abril, 11 de maio, 8 de junho e 13 de julho

Horário: 16h às 19h

Entrada: gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400



Últimas