Fundação Hemominas recebe recertificação em padrões internacionais

Organização dos processos foi reconhecida pela equipe de auditoria. Instituição já foi contemplada anteriormente em 2014 e 2016

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Hemominas recebeu a sua terceira certificação no programa de Acreditação da AABB/ABHH (American Association of Blood Banks e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular).

Para esta conquista, foram auditados todos os processos que fazem parte do trabalho da Hemominas, tais como a direção executiva, o sistema de qualidade, a preparação para emergências, a qualificação por meio de treinamentos dos funcionários, equipamentos utilizados, processo de manuseio, armazenamento e transporte do sangue, gerenciamento do estoque, coleta e infusão de sangue e hemocomponentes, entre outros.

“A Fundação Hemominas é uma instituição de excelência e possui processos muito bem organizados. Por isso, avalio que esta auditoria foi muito produtiva. Que venha a próxima certificação em 2020”, avalia Ana Paula Zanelli, membro da equipe responsável pela execução da auditoria.

Crédito: Camila Motta

A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, reforça o resultado do trabalho em equipe neste momento de celebração. “Receber a informação de que conseguimos a recertificação de excelência pela AABB me traz muita alegria neste momento. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo estado, com vontade e dedicação, a equipe do Hemocentro de Belo Horizonte e da Administração Central conseguiu manter uma qualidade de excelência validada por auditores altamente qualificados e exigentes”, pontua.

Após executar a auditoria, os avaliadores elaboram um relatório com parecer e não conformidades e apresentam para a organização na reunião de fechamento da auditoria.

“As não conformidades identificadas darão origem a um plano de ação que será executado no HBH”, explica a coordenadora do Hemocentro de Belo Horizonte, Priscila Rodrigues. A hematologista destaca o significado de mais uma experiência de acreditação. “É muito importante para nós o reconhecimento do trabalho executado”, afirma.

O prazo máximo para o envio da documentação que identifica os planos de ação adotados pelo hemocentro é de 30 dias após a auditoria.

“Esta certificação evidencia a nossa trajetória de respeito com o cidadão garantindo sangue de qualidade. Agradeço a todos pelo comprometimento e trabalho excelente executado em sua área. Posso afirmar que esta excelência se estende a todas as unidades da Hemominas”, conclui a presidente da fundação.

As duas certificações anteriores foram conquistadas em 2014 e 2016.



Últimas