Funed cria aplicativo sobre animais peçonhentos

“O Mundo dos Venenos” está disponível na PlayStore para aparelhos com sistema operacional Android

imagem de destaque
Aplicativo desenvolvido pela Funed já está disponível na loja de aplicativos para Android, PlayStore
  • ícone de compartilhamento

O aplicativo “O Mundo dos Venenos” já está disponível na PlayStore, loja de aplicativos, destinados a aparelhos com sistema operacional Android. O app, desenvolvido por Juliana Moraes, no período em que era bolsista do programa BIC-Jr, em 2017, na Fundação Ezequiel Dias (Funed), funciona como um e-book de quadrinhos educativos sobre animais peçonhentos.

De acordo com a chefe do Serviço de Proteômica e Aracnídeos (SPAR) e orientadora de Juliana, Márcia Helena Borges, o tema precisa ser desmitificado. “Trabalho com venenos de animais desde a graduação e vejo que o assunto assombra várias pessoas, uma vez que a maioria tem medo de encontrar um animal peçonhento. Este medo é importante e saudável, mas há muitos mitos envolvendo estes animais e seus venenos”, explica.

No intuito de conscientizar as pessoas sobre assuntos relacionados ao mundo dos venenos foi que Márcia propôs à Juliana o desenvolvimento de um aplicativo. “A ideia do aplicativo é disponibilizar conhecimento à população, principalmente a alunos tão jovens como a bolsista. Esta é uma forma de desmitificar algumas ideias envolvendo os animais peçonhentos”, ilustra.

Para Juliana, o projeto representou um desafio, já que programar ainda não era uma de suas aptidões. Os desenhos foram feitos pela própria BIC Jr., que, após terminar, se uniu a um aluno do professor da escola de Computação da UFMG, Sérgio Campos, para sanar dúvidas sobre a plataforma.

“Quando tivemos a ideia de fazer um aplicativo, eu não sabia sobre programação, então, toda semana, quase todo dia, eu ia à UFMG para aprender alguma coisa no departamento de tecnologia”, comenta Juliana.

Plataforma

Com uma plataforma simples e dinâmica, “O Mundo dos Venenos” dispõe de um guia de apresentação do projeto e outras duas áreas divididas em “Serpentes” e “Aranhas” e cada uma possui duas histórias que abordam de maneira lúdica um tema que, por vezes, é alvo de mitos.

Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui ou pesquise por “O Mundos do Venenos” na PlayStore e baixe o aplicativo, atualmente disponível para Android.

Aplicativo Cobra Coral

Além do aplicativo “O Mundo dos Venenos”, a Funed também já lançou o aplicativo “Cobra Coral”, com objetivo de mostrar como não especialistas podem diferenciar uma cobra coral peçonhenta (venenosa) de uma não peçonhenta (não venenosa).

O aplicativo foi desenvolvido sob coordenação da bióloga e responsável pelo Serviço de Coleções Científicas e Popularização da Ciência, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Giselle Agostini Cotta.



Últimas