Governador anuncia a pavimentação de 73 quilômetros da MG-402, no Norte de Minas

Rodovia, que interliga Pintópolis a Urucuia, ajudará a transformar a região em nova fronteira agrícola

As intervenções, segundo Zema, vão permitir que a região também passe a ter logística entre seus diferenciais

O governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (18/6), em Pintópolis, no Norte de Minas, a pavimentação da MG-402, que liga o município a Urucuia, trecho de 73,1 quilômetros. A antiga demanda da população faz parte do pacote de intervenções que serão feitas com os recursos do termo de reparação da Vale, assinado em fevereiro, devido ao rompimento da barragem em Brumadinho.

Orçada em R$ 60,7 milhões, a obra está em licitação e é considerado um importante acesso à ponte que será construída sobre o rio São Francisco, anunciada nesta manhã, também pelo governador, no município de mesmo nome. A ponte demandará investimentos da ordem de R$ 126 milhões.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Durante o anúncio, o governador afirmou que tanto a pavimentação quanto a construção da ponte proporcionarão grandes transformações para Pintópolis.

“Com as duas intervenções, o munícipio pode se transformar numa nova fronteira agrícola para ajudar alimentar os mineiros e os brasileiros. A região tem clima, terra e água. Com pouco tempo, passará a ter logística também”, explicou.

Outras intervenções

Outras ações importantes para o Norte de Minas também estão previstas, incluindo obras em estradas, que totalizarão R$ 257 milhões em investimentos e geração de cerca de 4.800 empregos diretos e indiretos para a região.

A recuperação do pavimento da MG-401, entre Matias Cardoso e o início do perímetro urbano de Janaúba, no valor de R$ 56 milhões, é uma delas. Além da LMG-633, no entroncamento da MG-401 e Mocambinho, por R$ 14 milhões. A previsão de início das duas obras é novembro de 2021. Ambas estão com projeto em elaboração.

Estas intervenções irão impactar diretamente os 16 municípios da microrregião Brasília de Minas/São Francisco, que tem população estimada em 233.905 habitantes, número correspondente a 1,10% de toda a população do estado de Minas Gerais.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Brasília de Minas

O governador também esteve, nesta sexta, em Brasília de Minas, onde acompanhou a vacinação no Hospital Municipal Senhora

Santana. Das 11,37 milhões de doses recebidas em Minas, 19.874 foram enviadas para Brasília de Minas, que aplicou 7.441 (Dose 1) e 4.454 (Dose 2).

A cidade pertence à macrorregião Norte e à microrregião Brasília de Minas/São Francisco/Januária (20 municípios), e está na onda vermelha do plano Minas Consciente.

O Hospital Municipal Senhora Santana possui 12 leitos clínicos e 15 leitos de UTI adulto para covid-19, com possibilidade de ampliação de 9 leitos clínicos e 5 de UTI adulto para covid-19.

A macrorregião Norte tinha 115 leitos de UTI em fevereiro/2020. Em junho/2021, são 327 leitos, aumento de 184,34% (212 leitos a mais). Já de enfermaria foram criados 651 leitos (85,2%).

Ainda no município, o governador se encontrou com o prefeitos, vereadores e deputados. Zema também participou de caminhada de conscientização pelo uso de máscara de proteção contra a covid.