Governador e presidente da Assembleia discutem temas de interesse de Minas e destacam harmonia entre os Poderes

Durante encontro, Romeu Zema e Agostinho Patrus analisaram comparativo entre salários dos secretários estaduais de Minas e de outros Estados

  • ícone de compartilhamento


Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Agostinho Patrus, reuniram-se nesta terça-feira (25/6), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para discutir temas de interesse do Executivo e do Legislativo mineiro. Durante o encontro, foi apresentado um estudo elaborado pelo governo que faz um comparativo entre o salário dos secretários estaduais de Minas e de outros Estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás.  

No encontro, o deputado Agostinho Patrus se comprometeu a levar o comparativo para análise dos demais parlamentares da Casa. Cabe a Assembleia analisar veto do governador a trechos da Reforma Administrativa estadual, entre eles o que trata do pagamento de remuneração por participação em conselhos aos secretários mineiros.

Romeu Zema ressaltou o trabalho conjunto desenvolvido junto à Assembleia, a harmonia existente entre os Poderes em Minas e as ações já implementadas pelo governo para superar as dificuldades. 

“A Assembleia tem sido grande aliada e vai nos ajudar muito. Temos conversado sobre as questões financeiras, estamos avançando. Meu governo não será marcado por grandes obras, mas por mudanças. Estamos dando previsibilidade ao pagamento dos salários dos servidores estaduais, já pagamos 70% do décimo terceiro do ano passado que não foi pago, fizemos acordo com os municípios e regularizamos os repasses constitucionais para as prefeituras. Não estamos fazendo medidas de gênio, mas o que qualquer manual de gestão pública mandaria fazer. Quem faz o que é certo, uma hora o resultado vai aparecer, e está aparecendo”, afirmou o governador, que fez um balanço dos primeiros seis meses da sua gestão e elogiou ações implementadas pelos deputados, entre elas a sabatina de secretários estaduais a respeito do trabalho desempenhado por eles no Executivo. 

Romeu Zema ainda citou a atração de novos investimentos para o Estado e a criação de 55 mil vagas de emprego nos primeiros meses deste ano. “Já deixamos claro para investidores que Minas é um Estado que vai receber bem quem quer gerar empregos. Muita coisa ainda vai ser feita, ainda temos muitas lições, mas sabemos qual caminho trilhar”, completou. 

Também durante a coletiva, o presidente do Legislativo ressaltou o alinhamento entre governo e Assembleia na busca por soluções para os problemas do Estado e destacou o estudo com o comparativo entre os salários dos secretários estaduais de Minas e de outros Estados.

“Os números são impressionantes. Os salários dos secretários em Minas são, em alguns casos, um terço do que recebem os secretários em outros Estados, além de que em todos esses Estados que foram apresentados aqui, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Goiás, os secretários recebem, no mínimo, o dobro, além de jetons por participarem das empresas estatais estaduais. Me comprometi a levar esses números aos líderes na Assembleia e aos deputados da Casa”, pontuou. 

O deputado salientou a harmonia entre os Poderes e as ações conjuntas realizadas. “O governador tem feito economias importantes e nós da Assembleia queremos contribuir, fazer as legislações que forem necessárias para que Minas possa deixar para trás essa crise e, quem sabe, nos próximos anos, trazer aqui boas notícias, não só do número de empregos e de empresas que vêm para Minas, mas também em relação às contas estaduais, com o caixa em dia. Diferentemente do que acontece em outros Estados, aqui (em Minas) Assembleia e Governo estão do mesmo lado da mesa e enfrentando juntos os problemas”, finalizou.



Últimas