Governador Romeu Zema participa da posse do novo Conselho Superior da Polícia Civil

Durante a cerimônia, o delegado-geral Wagner Pinto de Souza assumiu o cargo de chefe da instituição

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, nesta terça-feira (15/1), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, da posse do novo Conselho Superior da Polícia Civil de Minas Gerais. A cerimônia também marcou a transmissão do cargo para o novo chefe da instituição, delegado-geral Wagner Pinto de Souza, empossado em 2 de janeiro pelo governador.

Em discurso, Romeu Zema ressaltou que pretende implementar uma nova era na Polícia Civil, com escolhas e promoções internas sem nenhuma interferência política. “A Polícia Civil tem que promover internamente por mérito, por critérios técnicos, sem se submeter às pressões externas. Ao nomear o doutor Wagner, nós fomos os mais criteriosos possíveis. Precisamos de uma polícia cada vez mais eficiente, que apure os delitos para termos condições de combater efetivamente a criminalidade, que é um dos grandes tormentos do cidadão. Eu estarei ao lado de vocês”, afirmou.

O novo chefe da Polícia Civil de Minas Gerais destacou a responsabilidade e os desafios da nova função. “Estou ciente de que é enorme a minha responsabilidade nesse momento em que a sociedade anseia por mudanças e melhorias. Externo meus agradecimentos aos policiais que compõem o novo Conselho Superior da Polícia Civil, que foram rigorosamente escolhidos pelos mesmos critérios adotados pelo governador”, pontuou.

Além do delegado-geral, compõem o Conselho Superior outras 12 pessoas, responsáveis por estabelecer planos de atuação da Polícia Civil, rever atos normativos, deliberar sobre questões internas, entre outras atribuições.

O ex-chefe da Polícia Civil, o delegado João Octacílio agradeceu pela oportunidade e desejou sucesso à nova gestão.

Também participaram da cerimônia o vice-governador, Paulo Brant; o secretário de Segurança Pública, general Mario Araujo; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanni Gomes da Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo; o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais; e o presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel James Pereira; além de deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.