Governo apresenta UAI Compartilha para prefeitos e empresários

Programa que busca ampliar o acesso de serviços públicos aos cidadãos por meio de parcerias com as prefeituras será implementado em todo o estado

A primeira edição do Minas Avança – Cidades contou com a apresentação da experiência do Governo de Minas com o programa UAI Compartilha.

Secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto destacou o programa coordenado pela secretaria, que busca ampliar a rede das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) por meio de parcerias do Estado com municípios interessados em implantar uma central para prestação de serviços públicos.

O Minas Avança – Cidades foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pelo Invest Minas, com objetivo de estimular a atração de investimentos nos municípios mineiros.

“O Governo de Minas está buscando com o UAI Compartilha levar os serviços públicos de maneira integrada para uma lógica municipal que atenda às necessidades de cada localidade. O programa promove a facilidade de acesso aos serviços públicos, aprimora o atendimento, reduz custos e facilita a vida do cidadão”, reforçou a secretária.

Divisão de custos

Luísa também esclareceu a responsabilidade do Estado em compartilhar a expertise e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção de uma central de atendimento, além de articular com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local. O município, por outro lado, assume os custos com implantação e custeio da unidade.

“Estamos implementando soluções inovadoras para simplificar procedimentos e ampliar o acesso aos serviços públicos. É muito importante trazer esse olhar para a realidade municipal. Muitos moradores precisavam se deslocar até outras cidades para realizar alguns serviços e, com o UAI Compartilha, terão a facilidade de contar com serviços integrados em um único local em sua cidade”, completou Luísa Barreto.

Atualmente, Minas Gerais conta com 32 UAIs. A primeira unidade do UAI Compartilha foi inaugurada em dezembro do ano passado, em Leopoldina, e mais duas serão inauguradas ainda nesta semana, em Três Corações e Itajubá. Outros 23 convênios já estão assinados entre a Seplag-MG e municípios interessados.

O Minas Avança – Cidades, evento que reuniu gestores estaduais, prefeituras e empresários, foi realizado na terça-feira (21/6).