Governo de Minas acompanha trabalhos e estima que trecho da BR-040 seja liberado até esta segunda-feira

Empresa instalará sensores que atestarão o grau de risco da estrutura da barragem

O governador Romeu Zema se reuniu, neste domingo (9/1), na sede da Via 040, concessionária que a administra a BR-040, em Nova Lima, com representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Vallourec do Brasil, para tratar da liberação da rodovia.

No sábado (8/1), um dique localizado na Mina de Pau Branco, de propriedade da siderúrgica, transbordou e provocou a interdição da BR-040, rodovia que interliga Minas Gerais ao Rio de Janeiro e a Brasília, e que concentra um grande tráfego de veículos e transporte de cargas.

De acordo com o governador, a empresa instalará, ainda neste domingo, equipamentos de monitoramento no dique para que as autoridades tenham maior precisão das informações e confiança para liberar a estrada.

“Assim que os equipamentos forem instalados, e está previsto que seja nesta noite ainda, a Agência Nacional de Mineração terá segurança de mover o grau de risco, do grau três para o grau dois e, com isso, muito provavelmente a rodovia poderá ser liberada”, explicou.

Ainda de acordo com Zema, a liberação, apesar de indefinida no momento, pode ocorrer até esta segunda-feira. “Teremos a definição nas próximas horas, e a expectativa, o mais provável, é que até amanhã (10/1) a rodovia venha a ser liberada, mesmo que parcialmente para atender às pessoas que mais necessitam”, sinalizou.

Estabilidade

O coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques, afirmou que a ANM fez duas visitas à mina e verificou que há estabilidade do dique. “Com os sensores que serão instalados, o nível de segurança pode ser maximizado. Os equipamentos conseguem identificar qualquer movimento milimétrico de massa naquele local”, explicou.

Coronel Osvaldo afirmou que o Governo de Minas trabalha com medidas de segurança e mobilidade. “A Vallourec e ANM estão realizando os trabalhos formais, de emissão de laudo, para que tenhamos entre hoje (9/1) e amanhã (10/1) uma notícia de desobstrução da via. Tudo caminha nesse sentido”, disse.